Sessão Assíncrona


SA12.4 - EPIDEMIOLOGIA, VIOLÊNCIA E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40623 - ESTUDO QUALITATIVO DA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA VIDA NO TRÂNSITO (PVT) EM CAPITAIS BRASILEIRAS
FÁBIO URIA MALVEIS - CLAVES / ENSP / FIOCRUZ, EDINILSA RAMOS DE SOUZA - CLAVES / ENSP / FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Lesões e mortes em acidentes de trânsito (AT) são a 8ª causa de morte global, com custos associados de 3% do PIB dos países de renda baixa e média. Na Década de Ação das Nações Unidas para a Segurança no Trânsito (2011-2020), com o apoio da ONU, o Brasil instituiu o Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Objetivos
Analisar a implantação, implementação e resultados do Programa Vida no Trânsito em Capitais Brasileiras, a partir da ótica dos representantes do seu Comitê Gestor.

Metodologia
Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, utilizando-se a técnica de grupo focal com os membros do Comitê Gestor do PVT (que envolve distintas instituições: DETRAN, Saúde, Polícia e Educação) de cada uma das doze capitais pesquisadas. O roteiro dos grupos focais continha onze questões sobre histórico de implantação, implementação do projeto e resultados alcançados. Foram realizados por pesquisadores da equipe do estudo principal, que foram às capitais onde esta etapa qualitativa da pesquisa foi feita. Os grupos focais foram gravados e transcritos, e as informações coletadas foram submetidas à análise temática.

Resultados
A análise das entrevistas compreende informações dos grupos focais com gestores do PVT em Belo Horizonte/MG, Boa Vista/AC, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, Palmas/TO, Salvador/BA, São Luis/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES. O acervo está em análise, mas percebe-se, preliminarmente, que o alcance das metas estabelecidas nas capitais é variável, e não foi atingido em parte delas. Contribuem para isso o apoio político recebido pelo PVT ao chegar na cidade, a adesão e aderência do grupo gestor ao PVT, e a complexidade das questões do trânsito, que requerem a realização de mais ações e o envolvimento de outros setores, que o PVT, por si só, não garante.

Conclusões/Considerações
O PVT é um programa de prevenção que pode ajudar a reduzir os indicadores dos acidentes de trânsito no Brasil. Contudo, a análise preliminar mostra que muitas dificuldades foram enfrentadas, levando a atrasos e estagnação no andamento do projeto. A inconsistência dos dados nas bases disponíveis e a pouca capacidade técnica dificultam o planejamento, ações e estratégias de melhoria do trânsito e prevenção dos acidentes e mortes que nele ocorrem.