Sessão Assíncrona


SA12.4 - EPIDEMIOLOGIA, VIOLÊNCIA E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40076 - IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA IDENTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTAGIÁRIOS DE ENFERMAGEM
ALINE VIEIRA SIMÕES - UESB, DANIELA MÁRCIA NERI SAMPAIO - UESB, ANGELLE MATIAS MELO - UESB, MICAELA LEÃO DE SOUSA - UESB, LETÍCIA SOUZA LEAL - UESB, SÂMIA SANTOS PINHEIRO - UESB, WICENTTE AURÉLIO SANTOS PRATES - UESB, VILARA MARIA MESQUITA MENDES PIRES - UESB, VIVIAN MARA RIBEIRO - UESB, QUELLE BRITO GUIMARÃES - PMJ


Período de Realização
A experiência ocorreu durante o mês de maio do ano de 2022

Objeto da experiência
Atividade educativa de estagiários de enfermagem sobre sexualidade com crianças de 9 a 12 anos em escola pública de um município do interior da Bahia.

Objetivos
Relatar a experiência de estagiários do curso de graduação em enfermagem com a temática da sexualidade vivenciada no Programa de Saúde na Escola (PSE)

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência que se caracteriza como um instrumento de pesquisa descritiva, que possibilita detalhar as reflexões sobre situações vivenciadas no âmbito profissional. Para a realização da experiência, foram utilizadas exposições dialogadas do tema através de slides, vídeos, imagens ilustrativas e atividades lúdicas.

Resultados
A realização da atividade educativa possibilitou emergir relatos das crianças sobre a temática abordada com referência a situações de violência sexual infantil, além de relatos referindo medo e falta de confiança para relatar o abuso. Observou-se que após a apresentação, os alunos sentiram-se mais confortáveis em fazer perguntas, porém, de forma individual. Diante disso, a coordenação e os docentes da instituição foram informados sobre os fatos relatados para tomarem as devidas providências.

Análise Crítica
Após o resultado desta atividade observamos a importância da utilização de estratégias de comunicação através de ações de educação em saúde para a promoção da saúde nas escolas, a fim de incentivar também a promoção de conhecimento, estimulando a disseminação de informações. Como limitação podemos inferir o sentimento de incapacidade diante dos relatos apresentados pelos participantes, pois não há competência legal dos estagiários para resolver tais problemáticas.

Conclusões e/ou Recomendações
Através da atividade realizada no Programa de Saúde na Escola (PSE) foi possível aos estagiários adquirir experiências com o público alvo relacionado o abuso sexual infantil, ressaltando a importância dessas intervenções na escola. Dessa forma, observou-se a necessidade de maior atenção do poder público para essa faixa etária em estudo, bem como o envolvimento da Equipe de Saúde da Família (ESF) com a escola.