Sessão Assíncrona


SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)

44216 - HESITAÇÃO VACINAL E A PANDEMIA DE COVID-19: ANÁLISE DE CONTROVÉRSIAS ENTRE ATORES SOCIAIS NO JORNAL FOLHA DE S.PAULO
BRUNA APARECIDA GONÇALVES - FMUSP, RENATA FORTES ITAGYBA - FMUSP, MARCIA THEREZA COUTO - FMUSP


Apresentação/Introdução
A vacinação contra a COVID-19 tornou-se uma das principais medidas para mitigar os impactos da pandemia. No entanto, a resistência às vacinas não é um fenômeno novo e, no contexto pandêmico, este debate tem ganhado espaço nos veículos midiáticos. Por este motivo, é relevante investigar como as controvérsias sobre a hesitação vacinal no contexto da pandemia são construídas no discurso jornalístico.


Objetivos
Esta pesquisa busca compreender como as controvérsias sobre a hesitação vacinal são produzidas, durante a pandemia de COVID-19, no jornal Folha de S.Paulo.

Metodologia
Trata-se de um estudo qualitativo, com uso da técnica de análise documental das reportagens selecionadas, a partir de janeiro de 2020, período em que a OMS declarou esta pandemia Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, até abril de 2021, período de início a CPI da COVID-19. Para análise dos achados, optou-se pela perspectiva teórica da Teoria Ator-Rede, considerando a construção de controvérsias e consensos pelos atores.


Resultados
As principais categorias de atores que discursaram no jornal foram colunistas, pesquisadores, profissionais de saúde, autoridades governamentais, líderes religiosos, administradores de grupo antivacina em redes sociais, representantes de empresas de mídias sociais. As categorias temáticas que se sobressaíram nos textos jornalísticos foram divulgação de conteúdos sobre negacionismo e antivacina, queda da cobertura vacinal, medidas para combater desinformação e estimular a vacinação, desenvolvimento de vacinas contra a COVID-19, controvérsias sobre a vacina contra a COVID-19 na esfera política.


Conclusões/Considerações
Embora o debate sobre hesitação vacinal seja anterior à pandemia de COVID-19, o desenvolvimento de novas vacinas contra o vírus e o debate político em torno das vacinas intensificou a discussão no jornal Folha de S.Paulo.