SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)
|
44163 - INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E SAÚDE: A PRODUÇÃO MULTIMÍDIA DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA DO SUS FRENTE À PANDEMIA. JEAN ALVES DE SOUZA - ESP-MG
Período de Realização Abril de 2020 a Maio de 2022
Objeto da experiência Crescimento de acessos e produção multimídia em Comunicação Pública da Saúde da Assessoria de Comunicação da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – ESP-MG
Objetivos Analisar as principais produções em comunicação pública da saúde pela ESP-MG durante após o início da pandemia.
Avaliar o crescimento do engajamento nas mídias sociais da instituição.
Compartilhar a experiência para discussão com outras assessorias e ou entidades que atuam em comunicação e saúde.
Metodologia A ESP-MG é uma escola de governo com sede em BH. Atua na qualificação de trabalhadores da Saúde de Minas Gerais. Oferta cursos de pós-graduação/especialização, técnicos e livres. Na pandemia, a instituição fortaleceu o EaD, finalizou cursos remotamente e lançou produtos multimídias, como webinários, podcast, pílulas informativas e afins, de temas relacionados à Covid-19 e à saúde/SUS. A experiência é a análise da produção da ASCOM nos últimos 2 anos e do crescimento das mídias governamentais.
Resultados Produção de 53 Webinários, 22 ligados diretamente à temáticas da pandemia. No período da experiência foram mais de 58 mil visualizações aos vídeos do canal no youtube, número 10x maior do que toda a visualização anterior. O Canal tem 4500 inscritos, 22x mais que antes. Foram produzidos 8 podcasts – Total de 3 mil reproduções. No instagram foram diversas pílulas e muitas postagens de conteúdo diverso em saúde, com aumento de 20x o número de seguidores. Facebook e Twitter cresceram timidamente.
Análise Crítica O fortalecimento da produção multimídia foi essencial para instituições como a ESP-MG, na pandemia. O canal do youtube possibilitou que um novo público pudesse ter acesso às ações da instituição (eventos certificados), como estudantes, profissionais que não atuam no SUS e sociedade em geral. O crescimento do Instagram demonstrou a importância da produção de conteúdo para a rede e como as pessoas buscaram canais institucionais no período, aumentado o compartilhamento de informações verdadeiras.
Conclusões e/ou Recomendações A pandemia aumentou as Fake News, mas fez crescer a comunicação pública, por meio das mídias sociais. Na ASCOM da ESP, a produção multimídia, mesmo sem estrutura audiovisual, proporcionou manutenção do vínculo com o público cativo e alçou novos públicos no período, ampliando o acesso à informações e debates em saúde. Demonstrando a importância de assessorias equipadas, qualificadas e que atuem no fortalecimento do campo da comunicação e saúde.
|