SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)
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44123 - COMUNICAÇÃO EM SAÚDE COMO RECURSO NO ACOMPANHAMENTO DO PACIENTE COM TUBERCULOSE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: REVISÃO INTEGRATIVA KARINA DIAS DE CARVALHO - ISC/UFF, MARILDA ANDRADE - EEAAC/UFF
Apresentação/Introdução A tuberculose ainda hoje é considerada um problema de saúde pública pela, sendo o abandono de tratamento uma das maiores dificuldades para o controle da doença. Dentro da organização da Rede de Atenção à Saúde, a Estratégia Saúde da Família é a principal porta de entrada do usuário, sendo a comunicação em saúde revelada como essencial para o estabelecimento de vínculo e continuidade do cuidado.
Objetivos Este estudo tem como objetivo geral identificar na literatura as estratégias de comunicação para o manejo clínico e acompanhamento às pessoas acometidas pela tuberculose na ESF.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa realizada a partir de uma Revisão Integrativa de Literatura, em que foi utilizada a estratégia PICO: população (P) definida como pacientes com TB, intervenção (I) definida como estratégias de comunicação em saúde eficazes, e a definição do contexto (Co) foi a ESF. Para busca utilizou-se Descritores em Ciências da Saúde “comunicação em saúde”, “estratégia saúde da família” e “tuberculose”. Após análise dos resultados foram selecionados 5 artigos agrupados em três categorias: Estratégias de comunicação em saúde entre profissionais e com a RAS; Estratégias para comunicação e acolhimento do paciente com TB e Educação Permanente em Saúde.
Resultados A 1a categoria aponta estratégias de comunicação entre os profissionais de saúde, sendo as principais estratégias as tecnologias de informação, como os sistemas logísticos e uso de softwares, registros em prontuários e planejamento de ações através de reuniões de equipe e participação dos gestores. A 2 a categoria levanta estratégias de comunicação em saúde utilizadas entre os profissionais da ESF e os usuários, sendo observado o Tratamento Diretamente Observado, educação em saúde/fortalecimento do diálogo, e utilização de instrumentos didáticos. A 3 a categoria foi elaborada a partir da necessidade da preparação e treinamento profissional para melhor utilizar das estratégias de comunicação.
Conclusões/Considerações . Em suma, através da comunicação é possível realizar o estabelecimento de vínculo e diminuir as estatísticas referentes ao abandono de tratamento, melhorando ainda a qualidade do processo de trabalho e o fortalecimento do vínculo com o usuário, sendo desta forma necessária à discussão de novas estratégias para o acompanhamento do paciente com TB na ESF.
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