Sessão Assíncrona


SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)

44081 - ADAPTAÇÃO DE MATERIAL INFORMATIVO DURANTE PANDEMIA DE COVID-19 EM FLORIANÓPOLIS: FACILITAR A LINGUAGEM É ACESSIBILIZAR O CONHECIMENTO
LUISA FERRAÇO DE PAULA - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, ROGERIO MALVEIRA BARRETO - UERJ, NATHALIA REZENDE PIMENTEL - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS


Apresentação/Introdução
Para orientar sobre isolamento social durante a pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou um material informativo enviado digitalmente para as pessoas atendidas e consideradas caso suspeito de COVID-19. Esse contexto digital e de excesso de atendimentos trouxe à tona: Como atender os pressupostos do Letramento em Saúde em meio à sobrecarga de trabalho?

Objetivos
Compreender e refletir o que pacientes do serviço de saúde de Florianópolis entendem de um material informativo sobre isolamento social e como a adaptação desse material por em preceitos de Letramento em Saúde (LS), impacta nesse entendimento

Metodologia
Estudo qualitativo em 3 etapas: Adaptação do material informativo, entrevistas com usuários e entrevistas com profissionais de saúde atuantes na rede. O material foi avaliado e adaptado a partir da Ferramenta para Desenvolvimento e Avaliação de Produtos de Comunicação Pública sugerida pelo Center of Disease Control (CDC) em 2019, e expertise dos autores. Em pesquisa semi-estruturada, os usuários foram entrevistados em plataforma digital para acessar a percepção geral sobre os materiais, o entendimento das principais informações e a intenção do usuário após o contato com o material. Profissionais avaliaram os materiais com nota entre 0 e 10, baseado no indicador Net Promoter Score (NPS).

Resultados
O material institucional pontuou 52,9 / 100 na escala do CDC, enquanto o adaptado pontuou 94,1. Foram realizadas 4 entrevistas com usuários e identificadas 4 ideias principais no discurso: Respostas de ação em relação ao material, respostas sentimentais e cognitivas, comportamentos e atitudes, respostas aos elementos gráficos e textuais. 6 profissionais avaliaram o material, com nota média de 8,5 para material institucional e 9 para material adaptado. O processo da pesquisa foi dificultado pelo momento da pandemia, onde ainda não existia vacina e a carga assistencial era grande.

Conclusões/Considerações
A adaptação do material para meio digital conforme preceitos de LS foi vista como positiva pelos grupos, em maior dimensão pelos usuários do serviço. A SMS adotou o material adaptado como material oficial a ser divulgado. Estudos que reforcem a importância do LS para o desenvolvimento dessas habilidades são necessários no contexto da pesquisa em saúde no Brasil. É urgente a inclusão de pessoas-pacientes na criação de intervenções.