Sessão Assíncrona


SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)

43758 - COVID-19 E COMUNICAÇÃO PÚBLICA: UM RELATO SOBRE O ATENDIMENTO A JORNALISTAS EM BUSCA DE DADOS EM SAÚDE
ANDRÉ GONÇALVES DA SILVA BEZERRA - ICICT/FIOCRUZ, JULIANA KRAPP GUIMARÃES - ICICT/FIOCRUZ


Período de Realização
Abril de 2020 a dezembro de 2020

Objeto da experiência
Divulgar indicadores e análises de saúde, apoiando a cobertura na imprensa da pandemia de Covid-19, a partir de uma assessoria de comunicação pública.

Objetivos
Apresentar indicadores e análises sócio epidemiológicas sobre a Covid-19 para a imprensa. Promover acesso aos dados de plataformas como Monitora Covid-19 e de estudos como a Convid-Pesquisa de Comportamentos. Fortalecer o uso de dados científicos para o debate público e o enfrentamento da pandemia.

Metodologia
Usamos os métodos de praxe no trabalho de assessoria de comunicação: interlocução frequente com os cientistas do instituto, acompanhando o avanço de pesquisas e análises. Apoio à produção de notas técnicas. Criação de estratégias de divulgação. Produção de releases, conteúdo para site e redes sociais, infográficos. Registros de atendimento nos “diários de bordo” e manutenção de clipping, identificando assuntos e subtemas das inserções na imprensa, porta-vozes e o tipo de informações solicitadas.

Resultados
Em 2020, o número de atendimentos a jornalistas, incluindo pedidos de entrevista ou de acesso a dados, teve um aumento de 157% em relação a 2019: foram 412 pedidos registrados em 2020. Em 2019, haviam sido 156; e em 2018, 90. O principal motivo desse aumento foi a criação da plataforma Monitora Covid-19, fonte de dados atualizados diariamente sobre a pandemia, e cujos cientistas logo se tornariam referência para a imprensa.

Análise Crítica
Apesar do aumento do interesse da imprensa por pesquisas e fontes científicas, a maioria dos pedidos jornalísticos foi por declarações de porta-vozes quanto à chamada “agenda” do dia. Foram raros os trabalhos jornalísticos mais investigativos, que se debruçassem sobre as plataformas de dados em saúde. Concentrada no aumento dos pedidos de imprensa, também tornou-se difícil para a assessoria construir estratégias de análise e investigação desses dados em saúde, no contexto da comunicação pública.

Conclusões e/ou Recomendações
Por um lado, o aumento na busca pela assessoria reforça a centralidade da comunicação no contexto da crise sanitária. Mas também acaba enfatizando desafios antigos, como a necessidade de fortalecer equipes voltadas à comunicação pública; a importância de qualificar jornalistas de dados para a área da saúde; o processo de precarização das redações, com a escassez de reportagens que se aprofundem em análises mais complexas de dados e indicadores.