Sessão Assíncrona


SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)

43438 - TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL: UMA ABORDAGEM SOBRE AGROTÓXICOS E AGROECOLOGIA NA ATENÇÃO BÁSICA
VANESSA DAUFENBACK - USP, FRANCCO ANTONIO NERI DE SOUZA E LIMA - FIOCRUZ, SOPHIA SOL GARCIA FERNANDINO - ABA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGROECOLOGIA, ISLÂNDIA BEZERRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ALAGOAS


Período de Realização
Outubro de 2020 a Novembro de 2021

Objeto da experiência
Desenvolvimento de um material educativo básico sobre agrotóxicos e agroecologia na rotina de profissionais de saúde da atenção básica.


Objetivos
Elaborar um material educativo para profissionais de saúde da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde com a temática sobre Agrotóxicos e Agroecologia, com ações de cuidado à pessoa intoxicada e promoção de saúde por meio da agroecologia.


Metodologia
O material educativo foi desenvolvido em quatro etapas: elaboração de documentos educativos; sugestão de modificações do conteúdo do documento por um painel de nove especialistas sobre os temas abordados; aplicação do documento educativo com os profissionais de saúde em Unidades de Saúde do município de Piraquara - PR; e finalização do documento, a partir das considerações realizadas pelos especialistas e profissionais de saúde do município.


Resultados
Foram produzidas quatro cartilhas e respectivos manuais que poderão ser adaptados e utilizados em outros territórios. A experiência de aplicação dos documentos educativos na Unidade Básica de Saúde mostrou que os conteúdos elaborados foram acessíveis, relevantes e contribuíram com a formação dos profissionais sobre os temas discutidos. A divulgação foi feita como proposta de trabalho multidisciplinar e relevante para discussões atuais da saúde coletiva.


Análise Crítica
Por meio de parceria estabelecida entre a ABA- Agroecologia, Residência em Saúde da Família UFPR e a SMS de Piraquara, foi possível o desenvolvimento de documentos educativos que podem contribuir para redução das subnotificações de intoxicação por agrotóxicos e melhorar o cuidado para os intoxicados. Seu potencial também é expresso pela importância da divulgação de outras formas de produção de alimentos por meio da promoção da saúde agroecológica e pela proposta multidisciplinar.


Conclusões e/ou Recomendações
Ao ser utilizado, deve-se refinar o conteúdo dos documentos educativos tornando-os mais objetivos para aplicação em outros territórios, por meio da divulgação e parceria com instituições locais da área de saúde, ambiente, entre outros. É necessário também dar ênfase na adaptação de seu conteúdo à realidade de outras Unidades de Saúde do SUS por meio das contribuições dos profissionais de saúde locais.