SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)
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43073 - REINVENTANDO A AGITAÇÃO E PROPAGANDA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ENTIDADE DE REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL EM DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E POLÍTICA POR VIA VIRTUAL EM TEMPOS DE COVID-19 JOÃO PAULO FERREIRA RIBEIRO - GRADUANDO EM MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/UFMG, LUÍS GUSTAVO FRAGA BELOTTO - GRADUANDO EM MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/UFMG, RENATA GOMES SEVERO - GRADUANDA EM MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/UFMG, GABRIELLY SOUZA SENA - GRADUANDA EM MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/UFMG, BRUNO PAPP GERALDI - GRADUANDO EM MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/UFMG
Período de Realização A experiência foi realizada entre março de 2020 e janeiro de 2022
Objeto da experiência Produção de conteúdo baseado em evidências para o Instagram a fim de orientar o público sobre temas em saúde e política durante a pandemia de COVID-19
Objetivos O objetivo deste trabalho é relatar a experiência acumulada a partir da atuação dos membros do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) em atividades de divulgação científica e política em uma rede social durante a pandemia de COVID-19
Metodologia O DAAB é o órgão de representação estudantil dos alunos de medicina da UFMG. Após o início da pandemia de COVID-19 em 2020, o corpo estudantil do Diretório, organizado em onze coordenações, iniciou a produção de publicações em redes sociais visando a comunidade acadêmica e o público externo a fim de promover orientações de saúde e discussões de interesse público. O processo de publicação era responsabilidade da coordenação de Comunicação, que centralizava e agendava as postagens
Resultados Observou-se alcance médio das publicações de 2.163,6 usuários únicos durante o período. Simultaneamente, o número de seguidores do perfil teve aumento superior a 100%, atingindo mais de 6.000 contas. Apesar do aumento de pessoas acompanhando a rede social, o número dos que visualizaram as postagens se manteve estável, não acompanhando a outra tendência. O fato sugere que a comunicação se estendia apenas a um grupo restrito de internautas
Análise Crítica A pandemia de COVID-19 e o isolamento social reforçaram a tendência do uso da internet como forma de comunicação em massa. Diversas são as vantagens dos meios digitais, entre elas o maior alcance. Porém, o conteúdo planejado para ampla divulgação pode circular apenas em nichos específicos da internet mesmo quando o número de seguidores de um perfil aumenta, criando uma ilusão da cobertura. Produtores de conteúdo devem se atentar a isso e buscar novas formas de atingir o outros públicos
Conclusões e/ou Recomendações A divulgação de informação pelos meios digitais nem sempre atinge seu público-alvo e pode tender a se manter em nichos. As redes sociais são boas ferramentas para educação em saúde, mas é importante que os responsáveis pela produção e compartilhamento do conteúdo monitorem se a mensagem está chegando aos destinatários almejados e não apenas a grupos do segmento sobre o tema em discussão
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