SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)
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41399 - COMUNICAÇÃO E SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA CAMPANHA COMUNICANDO SAÚDE COMO DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO ANDREI SOUZA TELES - UFRB, MAYARA MELO ROCHA - UFRB
Período de Realização 20 de março a 26 de junho de 2021
Objeto da experiência Elaboração de campanha abordando participação social, cidadania e saúde via projeto de extensão vinculado ao componente Comunicação e Educação em Saúde.
Objetivos Colaborar para formação cidadã dos discentes e proporcionar um retorno social da Universidade do Recôncavo da Bahia para a comunidade via democratização de conhecimentos acerca da saúde como um direito de todos e um dever do Estado utilizando estratégias digitais diversificadas.
Metodologia Campanha desenvolvida via projeto de extensão vinculado ao componente “Comunicação e Educação em Saúde” do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFRB, envolvendo 44 discentes organizados em GTs. A experiência pautou-se metodologicamente nos princípios da comunicação popular identificando os temas-chave na perspectiva de democratizar o conhecimento a respeito do SUS utilizando estratégias e canais diversos como Whatsapp, Instagram, Facebook, Spotify, Anchor, Overcast e Google Podcast.
Resultados A campanha produziu materiais em diferentes formatos e linguagens: Cartilhas sobre o SUS (“O que é SUS”, “Princípios e Diretrizes do SUS”, “Acessando o SUS” e “Desmistificando o SUS”); a revista “Descomplicando a saúde: vacinação como direito de todos”; podcasts sobre saúde mental; um perfil do Instagram acerca do controle social no âmbito do SUS intitulado “Assuma o Controle do SUS”; além do E-book “A Grana do SUS: descomplicando o financiamento do nosso Sistema Único de Saúde”.
Análise Crítica Mobilizar uma ação de extensão no contexto de um componente curricular teórico ampliou a mobilização dos saberes dos educandos, visto que os mesmos foram desafiados a construir ações de modo dialógico, compartilhado e com finalidades úteis à sociedade. A metodologia pautada na comunicação e na educação popular garantiu maior envolvimento crítico dos discentes com os objetivos propostos e dinamizou a produção compartilhada de conhecimentos.
Conclusões e/ou Recomendações Vincular o desenvolvimento de projetos de extensão ao componente Comunicação e Educação em Saúde favoreceu a utilização prática dos conhecimentos teóricos, foi capaz de mobilizar os discentes num compromisso ético e político com os resultados que não se limitaram a obtenção de notas, ampliou o acesso à informação sobre o SUS e favoreceu o retorno social da universidade na ampliação da democratização dos processos de comunicação em saúde.
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