SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)
|
41329 - NUTRINDO CORPO E ALMA: ANÁLISE DO ENCONTRO MIDIÁTICO ENTRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E RELIGIÃO RAÍSSA VIEIRA RIBEIRO RAMOS - PPGICS - ICICT/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Diferentes perspectivas do que é saúde-doença ocorrem conforme contextos histórico-sociais específicos. Assim, o conceito de saudável pode receber sentidos múltiplos, incluindo atravessamentos relacionados à fé/crença, em que uma alimentação saudável seria capaz de beneficiar tanto corpo quanto a alma. Logo, é necessária a vigilância das distintas concepções sobre saúde que permeiam a sociedade.
Objetivos Relatar como a dimensão da religiosidade e/ou crença pode estar presente nos discursos sobre alimentação saudável nos meios de comunicação.
Metodologia Se trata do relato dos achados de pesquisa realizada para dissertação de Mestrado da autora do presente trabalho, intitulada “Alimentação saudável em tempos de Covid-19: circularidade e sentidos em um contexto de pandemia”. Buscou-se identificar, por meio de aporte teórico analítico baseado na Semiologia dos Discursos Sociais associada à evidenciação das marcas enunciativas, a presença da dimensão da religiosidade e/ou crença nas narrativas do corpus, composto pelos dez principais vídeos em circulação sobre alimentação saudável na plataforma Youtube, nos meses iniciais da pandemia de Covid-19 no Brasil.
Resultados Foram identificadas três narrativas que apontavam a dimensão da religiosidade/crença, de autoria de Débora Miranda, Silvio Silva e Rita Lobo, as quais representavam significativos lugares de interlocução dentre as demais narrativas do corpus. Ainda, foi observada a presença de dois sentidos: um tratando a alimentação saudável como um meio para alimentar espírito/alma, e o outro indicando que ela seria sinônimo de retidão no exercício da fé. Além disso, foi identificada a presença de diferentes estratégias de legitimação dos argumentos: uma que parte da ideia de peritos da religião e uma outra que convoca o saber científico.
Conclusões/Considerações Desse modo, foi evidenciado como é significativa a presença da religião/crença no imaginário do que seria uma alimentação saudável na plataforma digital elencada. E, por meio das estratégias interpelativas observadas, é sugerido que reverbere em outros meios de comunicação. Para além, o fato de ter sido convocado o saber científico ressalta a importância de estudos que contemplem as mediações comunicativas envolvidas no imaginário do que é saúde.
|