Sessão Assíncrona


SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)

40355 - INFODEMIA SOBRE A VACINA PARA COVID-19 NO BRASIL
THAIS RIBEIRO PINTO BRAVO - UFF, ALBERTO CALIL ELIAS JUNIOR - UNIRIO, THAÍSA AMORIM NOGUEIRA - UFF, SABRINA CALIL ELIAS - UFF


Apresentação/Introdução
A vacinação para Covid-19 no Brasil teve seu início em janeiro de 2021. Porém, esta foi prejudicada pela infodemia nas mídias sociais. O fluxo excessivo e em massa das informações nas redes consolidaram a desordem da informação vigente sustentada pelas fake news. Com isso, o atraso vacinal ficou evidente prejudicando o combate e controle da pandemia no país.

Objetivos
Avaliar as características, engajamentos, conteúdo e tipo de informação sobre vacinação na mídia social Instagram após um ano de seu início no país e um mês após início da vacinação infantil.

Metodologia
Trata-se de estudo descritivo transversal quali-quantitativo. As publicações foram coletadas do Instagram nos dias 17 de janeiro de 2022, um ano após o início da vacinação ser documentada no Brasil, e no dia 17 de fevereiro de 2022, um mês após o início da vacinação infantil. Selecionou-se as 50 primeiras publicações a partir da hashtag “#vacinaçãocovid”. Avaliou-se características e engajamentos, a partir das métricas fornecidas pela plataforma, conteúdo e tipo de informação publicada. O tipo de informação foi pautado pela classificação: desinformação, informação incorreta e má-informação. Fez-se análise descritiva para representar valores absolutos e relativos.

Resultados
Para publicações de 17 de janeiro de 2022, uma foi produzida por perfil verificado; n= 31 tiveram filiação pessoal e n= 3 foram realizadas por profissional de saúde. Sobre o conteúdo, 94% eram a favor da vacinação e 78% faziam referência a vacinação pediátrica. Para o tipo de informação, 4% foram classificadas como informação incorreta e 2% como desinformação. Em 17 de fevereiro de 2022, uma publicação foi produzida por perfil verificado, n= 34 tiveram filiação pessoal e n= 3 foram realizadas por profissional de saúde. Sobre o conteúdo 96% eram a favor da vacinação e 66% faziam menção a vacinação pediátrica. Para o tipo de informação 4% foram classificadas como desinformação.

Conclusões/Considerações
Foram observadas a presença de informações incorretas e desinformação sobre vacinação no Instagram. As mídias sociais são tecnologias propagadoras e difusoras de informação em saúde que através da infodemia e a desinfodemia se estabelecem como agentes sustentadores da desordem informacional. Assim, podem prejudicar o cuidado, manejo e controle de doenças e impactar nos sistemas de saúde.