SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)
|
39884 - PALAVRA LIVRE: DIVULGAÇÃO E COMUNICAÇÃO CIENTIFICA EM DOENÇA DE CHAGAS EM MINAS GERAIS MARIA JOSÉ NOGUEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS, GUSTAVO LIBÉRIO, RAQUEL APARECIDA FERREIRA - INSTITUTO RENÉ RACHOU IRR/FIOCRUZ-MG
Período de Realização setembro de 2021 a dezembro de 2022
Objeto da experiência Implementar, de forma participativa, o plano de comunicação cientifica “Palavra Livre”
Divulgação e Comunicação Cientifica em Doença de Chagas em Minas
Objetivos Construir estratégias de divulgação e comunicação, de forma participativa, (pitchs, podcasts, matérias jornalísticas, ETC) com o público-alvo do projeto “Reestruturação da vigilância com participação da população no quadro atual da epidemiologia e controle da doença de Chagas em Minas Gerais”.
Metodologia Foram elaboradas: matéria sobre aspectos gerais do projeto, divulgada nas páginas das instituições envolvidas e no site da Fapemig; matéria relacionada ao dia internacional da luta contra a doença de chagas veiculada na página da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais; live no Instagram da Fapemig, abordando ações de divulgação do projeto; aulas nos cursos de pós graduação da Universidade Federal de Lavras e do IRR; participação no II Esquenta do Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas.
Resultados Foram elaboradas: matéria sobre aspectos gerais do projeto, divulgada nas páginas das instituições envolvidas e no site da Fapemig; matéria relacionada ao dia internacional da luta contra a doença de chagas veiculada na página da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais; live no Instagram da Fapemig, abordando ações de divulgação do projeto; aulas nos cursos de pós graduação da Universidade Federal de Lavras e do IRR; participação no II Esquenta do Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas.
Análise Crítica Ações de divulgação da ciência não devem ser entendidas como um acessório, uma atividade de menor prestígio ou trivial. São ferramentas fundamentais e necessárias para que os resultados e produtos das pesquisas possam ser compreendidos e apropriados pela população. Nesse sentido, para que a divulgação científica possa ser efetiva, ela deve estar ancorada em um modelo de comunicação interativo e dialógico. Sem essas premissas o que alcançaremos é a simples transmissão de conhecimento ou informação.
Conclusões e/ou Recomendações É fundamental a elaboração e implementação de planos de divulgação e comunicação cientifica, na perspectiva dialógica, em projetos de pesquisa de todas as áreas, contribuindo para a construção e apropriação do conhecimento pela população, e circulando a palavra para além dos espaços da academia, das universidades e centros de pesquisa. A ciência e suas descobertas devem ser consumidas por todos e não apenas pelos próprios pesquisadores. .
|