SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)
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39368 - NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA MARCELE CARNEIRO PAIM - ISC/UFBA, MARIA LIGIA RANGEL-S - ISC/UFBA, GESSINAYDE QUEIROZ - ISC/UFBA, DANIELA BAUMGARTEN - ISC/UFBA, LEIDNA SANTOS - ISC/UFBA, ALINE AZEVEDO - ISC/UFBA, SHEILA BAHIA - ISC/UFBA
Apresentação/Introdução A pandemia da Covid-19 tornou ainda mais evidente o desafio de comunicar informações idôneas que possam contribuir com as medidas protetivas, entendimento sobre os riscos, implementação de estratégias efetivas de prevenção, controle e mitigação dos efeitos da Covid-19. Embora o Brasil não tenha um planejamento específico de comunicação, registram-se os planos de contingência nacional e estaduais.
Objetivos Buscou-se analisar os planos de contingência, bem como a implementação de estratégias e ações de comunicação na pandemia desenvolvidas pelas secretarias estaduais de saúde, com foco na internet.
Metodologia Partindo de uma revisão de literatura sobre estratégias e ações comunicacionais em emergências de saúde pública, realizou-se: a análise dos 28 Planos de Contingência (01 nacional, 26 estaduais e DF); o mapeamento dos websites institucionais e redes sociais utilizadas pelas secretarias estaduais de saúde e, em seguida; a análise dos websites e dos perfis oficiais das SES na rede social Instagram. Foram analisadas postagens desses perfis do período de março de 2020 à março de 2021, sendo que utilizou-se a plataforma Analisa.io para verificar as interações (engajamento) nos meses de maio e junho de 2021.
Resultados A despeito da incipiente presença da comunicação nos planos, registro de ações descoordenadas ou insuficientes, ou mesmo ausência de planejamento para ações comunicativas, foi possível observar, através da internet, que tais ações e estratégias aconteceram nos estados, para além dos planos, concomitantemente, com o avanço da pandemia. Os achados apontaram para a criação ou incremento de espaços comunicacionais tecnológicos nos websites. Já os perfis revelaram métricas sobre seguidores, publicações, postagens mais engajadas (vacinação) e principais conteúdos presentes na descrição, links, stories, destaques com formato de cards, fotos, vídeos, mensagens e recursos de acessibilidade.
Conclusões/Considerações A análise dos planos e presença das SES na internet demonstrou os tipos de informação, linguagens, públicos, conteúdos, características e atuação em rede social. Em contexto de especificidades regionais, as SES implementaram muito mais ações comunicativas que o registrado nos planos. Conclui-se com uma reflexão sobre novas formas de comunicação e informação em saúde, ressaltando a importância de pensar a comunicação nos sistemas de saúde.
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