SA12.3 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS (TODOS OS DIAS)
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39114 - COMUNICAÇÃO PROMOTORA DE SAÚDE: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE ISTS, HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS EM POPULAÇÃO JOVEM: CARACTERIZAÇÃO DA LINGUAGEM DOS MATERIAIS EDUCATIVOS POLYANNA DA COSTA LIMA - FCE-UNB, CLÉLIA MARIA DE SOUSA FERREIRA PARREIRA - FCE-UNB, PATRÍCIA MARIA FONSECA ESCALDA - FCE-UNB, JÚLIA ESCALDA - UNEB-SALVADOR, RUTH SACCO - FIOTEC, AMANDA SIQUEIRA - FCE-UNB, ANA VALÉRIA MENDONÇA - FS-UNB
Apresentação/Introdução O problema de pesquisa surgiu considerando o aumento significativo das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/Aids e Hepatites Virais, entre jovens de 15 e 24 anos, apesar dos investimentos do Ministério da Saúde em estratégias comunicacionais abordando tais temas, sobretudo em campanhas pontuais.
Objetivos Objetivou- se caracterizar a linguagem utilizada nos materiais educativos e comunicacionais sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/Aids e Hepatites Virais, produzidos e veiculados pelo Ministério da Saúde no período de 2009 a 2019.
Metodologia Adotou-se metodologia descritiva exploratória para a caracterização da linguagem utilizada nos materiais educativos e comunicacionais que tivessem como assunto principal o controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais e que fossem voltados para a população jovem (10 a 24 anos). Para a seleção dos materiais adotou-se a estratégia de busca sistemática realizada no site do Ministério da Saúde do Brasil (https://www.gov.br/saude/pt-br) por um período de 10 anos: de 2010 a 2019. Os materiais foram observados por meio dos enfoques educativos aplicados (Preventivo, Educativo, Radical, Desenvolvimento Pessoal e Educação Popular em Saúde) usando como referencial o texto de STOTZ (1993).
Resultados Após a análise do material, o enfoque preventivo foi identificado em 100% dos materiais analisados (201). O enfoque Educativo foi encontrado em 24, 87% (50) dos materiais e o enfoque de Desenvolvimento Pessoal foi encontrado em 7,96% (16). Os demais enfoques não foram observados.
Ao todo, foram analisados 18 diferentes tipos de materiais. Os materiais de linguagem visual correspondem a 75,12% (151), a linguagem sonora foi encontrada em 21,39% (43) e a linguagem audiovisual em 7,96% (16).
Conclusões/Considerações Os enfoques encontrados estabelecem uma linguagem baseada na presunção de responsabilidade individual e no aperfeiçoamento dos sujeitos através da educação. Estes cuidados isoladamente não são suficientes para combater as IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais no Brasil. Deve-se explorar uma linguagem que considere a superação desse problema um processo social, como propõem as ações educativas pautadas pelo Enfoque da Educação Popular.
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