Sessão Assíncrona


SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)

44862 - TODA CIÊNCIA NASCE DE UM VENTRE – IMPROVÁVEIS DIÁLOGOS ATEMPORAIS DE MULHERES CIENTISTAS
MARIA DAS GRAÇAS ROJAS SOTO - INSTITUTO CARLOS CHAGAS – FIOCRUZ PARANÁ, GABRIELA ROJAS - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, WAGNER NAGIB - INSTITUTO CARLOS CHAGAS – FIOCRUZ PARANÁ


Período de Realização
Abertura: 08/03/ 2022 (obra em exposição permanente no Centro de Memória da Fiocruz Paraná).

Objeto da experiência
Cientistas mulheres reunidas em uma instalação, atravessando as barreiras do tempo e instigando a curiosidade e imaginação dos visitantes.

Objetivos
Resgatar a história de mulheres cientistas ao longo do tempo, valorizando suas trajetórias, criando um espaço no Centro de Memória do ICC para acolhida e visitação de público diversificado, e, em especial, de meninas que sonham em ser cientistas.

Metodologia
Quinze mulheres cientistas de diferentes geografias, épocas e áreas foram selecionadas para comporem tótens em tamanho natural, agrupadas como se conversassem sobre algum assunto. Um QR Code em cada tótem remete a um vídeo narrando a história da cientista, dando sentido aos agrupamentos. A playlist com os vídeos está alojada no canal youtube institucional. O lançamento da instalação foi numa live com participação de mulheres cientistas do ICC em interação com as personagens da obra.

Resultados
A live de abertura da exposição foi assistida por amplo público e segue disponível juntamente com os 15 vídeos individuais, que são acessados com frequência no canal do youtube institucional (https://www.youtube.com/channel/UCPWUeVE_PUw6KJjlQvUG06Q/videos). A instalação recebeu convite para itinerância e deverá participar da 74ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência 2022, em Brasília.

Análise Crítica
Concebida para ser lançada durante a visita das estudantes mulheres de ensino básico que fazem parte de um projeto de incentivo às vocações científica em mulheres, a proposta teve que ser adaptada, devido às restrições sanitárias, para ocorrer de modo remoto. Agora, o instituto se prepara para abrir as portas à visitação, quando poderá ser observada a reação do público frente à instalação educativa e lúdica.

Conclusões e/ou Recomendações
A ideia inicial de um painel instagramável retratando mulheres cientistas para inspirar visitantes a trilhar o caminho científico evoluiu para o desenvolvimento de uma instalação artística aliada a pequenos vídeos documentais. O conjunto se tornou um instrumento multifacetado educativo e inspirador, cuja potência ainda está por ser conhecida quando forem abertas as portas da instituição para visitação e a instalação iniciar sua itinerância.