Sessão Assíncrona


SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)

44004 - CONTINUIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE BUCAL POR MEIO DA TELESSAÚDE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
ANA ESTER SILVA PRATES CARIGÉ - UEFS, HEWELY ELIS DE ALMEIDA OLIVEIRA - UEFS, THOMAS SILVA GONÇALVES - UEFS, LILIANE OLIVEIRA GOMES - UEFS, ANA ÁUREA ALÉCIO DE OLIVEIRA RODRIGUES - UEFS, RODOLFO MACÊDO CRUZ PIMENTA - UEFS


Período de Realização
As ações aconteceram no período entre abril de 2020 a março de 2022, durante a Pandemia da COVID-19.

Objeto da experiência
Atividades do Programa de Extensão “PET Clínica: Atendimento Integral a pacientes com necessidade especiais”, vinculado ao PET Odontologia da UEFS.

Objetivos
Relatar as ações de educação, promoção e atenção em saúde bucal realizadas pela equipe de estudantes e professores do Programa de Educação Tutorial do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, com ênfase na Teleorientação e na confecção de materiais educativos digitais.

Metodologia
Durante a suspensão dos atendimentos clínicos, disponibilizou-se uma agenda para a realização de Teleorientações. Outras ações realizadas incluíram sessões remotas virtuais direcionadas à pessoas com Doença Falciforme e cuidadores de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus – públicos-alvo das ações do programa – e foram elaborados materiais educativos voltados para a saúde geral e bucal, disponibilizados através das plataformas digitais como Instagram, YouTube, Whatsapp e Spotify.

Resultados
Sob a conjuntura da COVID-19, o Programa assegurou atenção em saúde a seus pacientes, através da Teleorientação e disseminação de conteúdos digitais relacionados à saúde. Dessa forma, foram produzidos, em média, 25 cards, totalizando 12500 impressões na plataforma Instagram; 2 podcast disponíveis no Spotify e no site do Telessaúde-BA; cartilhas educativas para os pacientes do PET e 4 painéis digitais apresentados no I Congresso Baiano de Telessaúde e no XV Encontro Científico da FAO UFMG.

Análise Crítica
A partir da execução das atividades, pôde-se articular a educação em saúde às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, colaborando com a prática do autocuidado e o fortalecimento do vínculo com os pacientes. Observou-se que a Telessaúde é bastante útil de forma complementar aos serviços em saúde, e não substitutiva do cuidado, principalmente em saúde bucal, de maneira presencial. Além disso, é fundamental o aprimoramento do cuidado em saúde, de modo a não o tornar mecânico e desumanizado.

Conclusões e/ou Recomendações
O planejamento e a execução de ações de Telessaúde pelo Programa, durante a Pandemia, foram de suma importância no que diz respeito à efetivação da tríade ensino-pesquisa-extensão para o PET Odontologia e à conservação da atenção em saúde. Dessa forma, a Telessaúde colaborou com o processo de manutenção do acesso à informação e ao cuidado, com vistas à redução das iniquidades em saúde bucal, fortalecendo os pilares da equidade e da integralidade.