Sessão Assíncrona


SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)

43985 - O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE: PROPOSTA DE MODELO CONCEITUAL PARA ANÁLISE VISUAL
CAROLINE DIAS FERREIRA - IESC/UFRJ, REJANE SOBRINO PINHEIRO - IESC/UFRJ, RÔMULO CRISTOVÃO DE SOUZA - FCM/UERJ


Apresentação/Introdução
A tecnologia teve impacto significativo no cotidiano, e na saúde pública não foi diferente. Apesar do grande volume de dados produzidos na saúde, a informação proveniente ainda é limitada. A evolução da computação permitiu a elaboração de painéis de visualização de informação. A aparente facilidade de elaboração de painéis pode mascarar a dificuldade de construir uma ferramenta útil para a saúde.

Objetivos
Apresentar proposta conceitual para desenvolvimento de painéis de informação em saúde pública e discutir aspectos fundamentais para a sua construção.

Metodologia
Foi realizada revisão de literatura sobre os conceitos essenciais ligados ao tema de desenvolvimento de dashboards como: de modelagem de dados, análise visual, business intelligence, monitoramento e avaliação do sistema de saúde. Foi utilizada também como base conceitual a matriz do PROADESS, especificamente as dimensões Efetividade, Acesso, Continuidade e Respeito aos direitos das pessoas. Foi adaptada, também, a ferramenta 5W2H que consiste em sete perguntas para orientação da construção de painéis: (1) O que? (2) Por quê? (3) Onde será feito? (4) Quando será feito? (5) Para quem? (6) Como? (7) Quanto custará? A aplicação dessa ferramenta será o guia do desenvolvimento para os painéis.


Resultados
O modelo proposto resulta em oito etapas e suas funções: (1) Extração, Transformação e Carga dos dados; (2) Modelo síntese do painel (5w2h), guia prático para o desenvolvimento; (3) Categorização dos indicadores em dimensões da matriz conceitual, para distribuição nas camadas de visualização; (4) Orientações para construção de ficha técnica dos indicadores, a fim de garantir o nivelamento da compreensão e análises; (5) Glossário dos painéis; (6) Desenvolvimento da biblioteca de tutorais de processamento dos dados; (7) Orientações para a construção da camada de visualização, apoio à escolha de elementos gráficos adequados e (8) Métodos de Disseminação e Comunicação em saúde

Conclusões/Considerações
Escolher quais informações são primordiais, organizá-las e hierarquizá-las são etapas fundamentais para o monitoramento e avaliação dos serviços de saúde. A proposta do modelo conceitual pretende padronizar e automatizar etapas tecnicistas e laboriosas, como ETL, e apoiar profissionais e gestores para condução equânime do sistema de saúde. O desenvolvimento desse modelo pretende apoiar na elaboração de ferramentas úteis para ações transformadoras.