SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)
|
43920 - NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: A EXPERIÊNCIA DOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS DO ISC/UFBA NA PANDEMIA DA COVID-19 MARCELE CARNEIRO PAIM - ISC/UFBA, EGBERTO SIQUEIRA - ISC/UFBA, GILSON RABELO - ISC/UFBA, ROBÉRIO LOPES - ISC/UFBA
Período de Realização Abril de 2020 à junho de 2022
Objeto da experiência Produção de inovações na rotina comunicacional do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA em tempos de pandemia da Covid-19
Objetivos Implementar novas rotinas comunicacionais e possibilitar realização de atividades nos períodos de distanciamento social; compartilhar conhecimento sobre saúde coletiva em tempos de pandemia; aproximar o diálogo e interação com diversos públicos; fortalecer a imagem e a identidade da instituição.
Metodologia Planejamento e implementação de atividades comunicacionais de Jornalismo, Produção Gráfica e AudioVisual de forma integrada, por meio do Laboratório de Criação em Comunicação e Educação em Saúde (ISC), Net-Escola de Saúde Coletiva (ISC) e Núcleo de Tecnologia da Aprendizagem e Conhecimento em Saúde (Nutacs) da UFBA. A implementação de nova rotina nos processos comunicacionais envolveu a articulação entre programas e setores do ISC para produção de conteúdo diverso em formatos digitais.
Resultados Foram produzidos e publicados 18 vídeos e 8 boletins; realizadas 181 transmissões ao vivo, incluindo 72 sessões do ISC em Casa e Mostra Virtual em Avaliação e Monitoramento em Saúde, além de diversos cursos. A nova rotina integrou ações no canal Youtube, site e as redes sociais Instagram, Facebook e Twiter, evidenciando o incremento no seu uso. As métricas das redes revelam números e perfis de acessos, quantidade de visualizações, seguidores, publicações, vídeos mais assistidos, entre outros.
Análise Crítica Revela-se a atuação do ISC em busca de engajamento digital, reestruturação e adoção de novas formas para se comunicar com seus públicos e dar continuidade às suas atividades. No que tange às questões comunicacionais, destacam-se a repercussão de ações promovidas pelo ISC na mídia, contribuindo com produção de conhecimento em saúde e ampliação do uso de práticas pedagógicas suportadas na comunicação digital e de redes sociais.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se com uma reflexão sobre a importância da comunicação para a pauta da saúde em tempos de pandemia, ressaltando que a utilização de novos formatos comunicacionais favoreceu a diminuição da distância e o estreitamento de vínculos do ISC com diversos públicos. O aumento dos números de publicações, seguidores e interações ilustram o potencial de redes para o favorecimento do diálogo, criação e fortalecimento de vínculos.
|