Sessão Assíncrona


SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)

42927 - OBSERVATÓRIO EPIDEMIOLÓGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (EPIRIO): ESTRATÉGIA DE MONITORAMENTO OPORTUNO E DETECÇÃO PRECOCE DE MUDANÇAS NO PADRÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS
GISLANI MATEUS OLIVEIRA AGUILAR - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, CAROLINE DIAS FERREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, THAIS IRENE SOUZA RIBACK - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, FELIPE DE CARVALHO VOMMARO MARINCOLA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, OSWALDO GONÇALVES CRUZ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, VALÉRIA SARACENI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, JOÃO ROBERTO CAVALCANTE SAMPAIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, JOÃO MARCELO DE SOUZA ALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, BETINA DUROVNI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, MARCIO HENRIQUE DE OLIVEIRA GARCIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO


Período de Realização
Dezembro de 2021 a Maio de 2022

Objeto da experiência
Criação e implantação de um Observatório Epidemiológico para monitoramento oportuno e detecção precoce de mudanças no padrão de doenças e agravos

Objetivos
Descrever a elaboração do EpiRio, sua composição e funcionalidades para monitoramento da saúde da população residente no município do Rio Janeiro e detecção precoce de possíveis emergências em Saúde Pública .

Metodologia
Foram realizadas oficinas para eleger os eixos temáticos e seus indicadores mais relevantes para a saúde coletiva. A partir disso, definiu-se plano de trabalho para elaboração dos painéis que compõem o EpiRio. Os dados são extraídos de diferentes sistemas de informação. Foram elaboradas rotinas de automatização das análises. Utilizou-se softwares como Power BI, R, R Studio, ArcGis, Leaflet, entre outros. As análises são apresentadas por meio de gráficos, tabelas e mapas dinâmicos.

Resultados
Foram criados 10 painéis epidemiológicos: COVID-19; Arboviroses; Mortalidade; Nascimentos; Cobertura Vacinal de Rotina em Crianças; Campanha de Vacinação contra Influenza; Doenças Transmissíveis Agudas; Doenças Transmissíveis Crônicas; Doenças e Agravos Não Transmissíveis; e Exposições ao Risco e Ações de Profilaxia. Os painéis usam de tecnologia inovadora, são interativos, atualizados semanalmente e podem ser acessados pelo site https://svs.rio.br/epirio/ .

Análise Crítica
A criação do EpiRio foi uma iniciativa da gestão em saúde do município do Rio de Janeiro que amplia a publicização e transparência das informações em saúde para a sociedade civil de forma acessível e contribui para tomada de decisão oportuna pelos gestores. É, também, uma ferramenta estratégica para o planejamento das ações e serviços de saúde pública. Os painéis do EpiRio se baseiam no conceito de inteligência epidemiológica, campo ainda pouco explorado na saúde coletiva.

Conclusões e/ou Recomendações
A criação do EpiRio permitiu reunir diversos dados de saúde em um único observatório, contribuindo para ampliar a capacidade de análise e direcionamento de esforços pelos profissionais de saúde e gestores, bem como para aumentar a transparência da informação em saúde para a população. Recomenda-se que outros municípios incorporem tecnologias na construção de ferramentas que objetivem a proteção da saúde da população.