SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)
|
42248 - A COEXISTÊNCIA DE LÓGICAS INSTITUCIONAIS E OS SISTEMAS EMERGENTES NO CONTEXTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE SANDRO LUÍS FREIRE DE CASTRO SILVA - INCA, MARCELO FORNAZIN - FIOCRUZ, RODRIGO PEREIRA DOS SANTOS - UNIRIO
Apresentação/Introdução É comum, por exemplo, ao ser atendido por um médico, observar que esse profissional recorre diversas vezes ao uso de um computador ou do seu smartphone pessoal para a execução de alguma tarefa relacionada ao seu trabalho. Esses sistemas, considerados emergentes vêm se tornando cada vez mais relevantes no desenvolvimento da prática profissional em saúde.
Objetivos Essa pesquisa tem como objetivo compreender o papel dos sistemas emergentes na saúde apresentando uma perspectiva multidisciplinar do tema, além de fornecer uma nova forma de observar as dinâmicas de uso de sistemas de informação em saúde.
Metodologia O estudo foi dividido em duas etapas. A primeira consistiu na realização de quatro estudos exploratórios, três mapeamentos sistemáticos da literatura e um estudo de campo. Por sua vez, a segunda apresentou um estudo de caso interpretativo para observação dos sistemas emergentes à luz da perspectiva das lógicas institucionais. Nessa etapa, foram realizadas observações participantes, análise de documentos e entrevistas. As entrevistas foram realizadas com variados perfis profissionais que compõem a prática em saúde e utilizam sistemas, incluindo os emergentes, para o apoio de suas atividades. Os perfis selecionados foram: Médicos, Enfermeiros, Físicos e Nutricionistas.
Resultados A pesquisa permitiu compreender como o campo de estudos em SI vem tratando a questão da emersão de sistemas, bem como apresentar as lacunas teóricas. O trabalho permitiu apropriação da teoria institucional enquanto lente teórica capaz de fornecer os elementos necessários para explicar qual a relação entre a coexistência das lógicas institucionais e os sistemas emergentes por meio da dinâmica de utilização de SIS por profissionais de saúde. Por fim, o trabalho apresentou uma nova forma de observar as dinâmicas de uso de SIS por meio de uma visão mais abrangente que considera o artefato tecnológico parte de um contexto dinâmico por muitas vezes permeado de incertezas.
Conclusões/Considerações Acredita-se que, por meio dessa perspectiva, os pesquisadores e profissionais da área de SIS possam ampliar suas reflexões acerca do tema e assim reduzir as distâncias que separam a tecnologia da prática em saúde. A perspectiva apresentada na tese surge como uma forma complementar de observar o contexto de SIS, e não tem como objetivo deslegitimar as técnicas tradicionais de análise de SI já consolidadas no campo de estudos.
|