SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)
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41821 - ANÁLISE DESCRITIVA DO LETRAMENTO EM SAÚDE ENTRE PESSOAS QUE VIVEM COM DIABETES ANDRÉA MARIA ELEUTÉRIO DE BARROS LIMA MARTINS - UNIMONTES, THAISA SOARES CRESPO - UNIMONTES, ALINE SOARES FIGUEIREDO SANTOS - UNIMONTES, PAULA KAROLINE SOARES FARIAS - UNIMONTES, CLÁUDIA DE ANDRADE SOUTO - UNIMONTES, NADJA FERREIRA RABELO DE MELO - UNIMONTES, ANDRESSA TAVARES GOMES - UNIMONTES, TATIANE PALMEIRA ELEUTÉRIO - UNIMONTES, LUCAS BARROS LIMA MARTINS - UNIFIPMOC, MARIA BARROS LIMA MARTINS - UFMG
Apresentação/Introdução Adeclaração de Xangai afirma que o Letramento em Saúde é um dos pilares da promoção da saúde. Entretanto, embora a prevalência do diabetes esteja aumentando, a avaliação desse letramento entre pessoas com diabetes é escassa. A estimativa de seus níveis (acesso, compreensão, avaliação e aplicação de informações sobre o diabetes) pode subsidiar estratégias de saúde que considerem a realidade.
Objetivos Avaliar o Letramento em Saúde entre pessoas com diabetes usuárias do Sistema Único de Saúde.
Metodologia Estudo de prevalência descritivo, realizado em um município brasileiro de médio porte populacional, do norte de Minas Gerais, entre 2016 e 2021. O instrumento considerou o modelo teórico proposto por Sørensen e colaboradores em 2012. Após sorteio aleatório simples, foram selecionadas cinco dentre as setenta e três unidades físicas da Atenção Primária à Saúde. A versão longa do instrumento intitulado “Letramento em Saúde entre pessoas com Diabetes” foi aplicada em todos que viviam com o diabetes e eram cadastrados nas unidades sorteadas (n=340). Foram estimados média e desvio padrão, valores absolutos e percentuais. Princípios éticos foram atendidos.
Resultados A maioria era do sexo feminino, com idade e escolaridade médias e desvio padrão de 9 ± 4,51 anos e 62 ± 12,77 respectivamente; renda per capita média de R$ 824.00 / US$ 239.53. O LSD-longo contém 155 questões (10 gerais e 145 específicas). Quanto aos resultados gerais, a grande maioria (91,9%) teve acesso; as maiores prevalências relativas à compreensão, avaliação e aplicação variaram respectivamente de 48,3% a 60,6%, de 53,0 % a 63,2% e de 27,3% a 32,4%. Quanto às específicas, o acesso variou de 6,5% a 85,7%; a compreensão de 36,8% a 69,5%; a avaliação de 35,7% a 71,9%; e aplicação de 10% a 57,5%.
Conclusões/Considerações A variabilidade quanto às quatro dimensões do Letramento em Saúde deve ser considerada nas políticas de saúde que têm como propósito melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com o diabetes. Tal avaliação entre pessoas com diabetes deve ser feita periodicamente, visando a elaboração de estratégias de saúde condizentes com a realidade.
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