Sessão Assíncrona


SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)

41756 - FÓRUM INTEGRADO DE IMUNIZAÇÃO ENTRE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
AMANDA COSTA MELO - MINISTÉRIO DA SAÚDE /UFBA/ISC, ROBERTA LUCIANA RODRIGUES BRASILEIRO DE CARVALHO - MINISTÉRIO DA SAÚDE /UFBA/ISC


Período de Realização
Fórum Integrado de Imunização do estado da Bahia, ocorreu no período de 09/06/2020 a 12/01/2021.

Objeto da experiência
Integração das ações entre VS e APS, com foco na reorganização dos processos de trabalho em imunização no contexto da Pandemia de Covid-19.

Objetivos
Apoiar as referências técnicas de imunização, VS e APS das regiões de saúde e municípios do estado da Bahia na melhoria do cenário das baixas coberturas vacinais com foco na integração das ações de VS e APS; Compartilhar experiências exitosas dos municípios de grande porte do estado da Bahia.

Metodologia
O Fórum foi implantado no formato de web reuniões, devido à Pandemia de Covid-19, sendo utilizadas as plataformas digitais telessaúde e teams. Os convites para as reuniões mensais eram enviados pelas Diretorias da VS e APS do Estado da Bahia aos Técnicos de Referência de VS, Imunização e APS dos Núcleos e Bases Regionais de Saúde e dos 16 municípios de grande porte, com antecedência mínima de uma semana. As pautas das reuniões eram decididas a partir de diálogos entre os participantes do Fórum.

Resultados
O espaço do Fórum estadual potencializou a condução de diálogos, mostras de experiências exitosas sobre as ações implementadas para o enfrentamento das baixas coberturas vacinais; informes sobre imunização; apresentação dos resultados do Formulário Virtual sobre salas de vacina e sistema de informação dos 16 municípios de grande porte; apresentação do Manual de Boas Práticas em Imunização, do POP de Registro Nominal de Vacinados. O Fórum ocorreu em 8 encontros mensais virtuais.

Análise Crítica
Diante do cenário de baixas coberturas vacinais na Bahia, faz-se necessário fortalecer estratégias de integração das ações de VS e APS nos territórios, identificar oportunamente possíveis entraves e traçar ações para superar esse problema de saúde pública, contribuindo para reduzir as doenças imunopreveníveis. Ações de Apoio Institucional da VS e da APS prezam por conhecer a realidade dos municípios e apoiar as referências técnicas regionais e municipais para melhorar o cenário epidemiológico.

Conclusões e/ou Recomendações
O Fórum de Imunização representou um espaço potente de articulações entre os diversos atores na área de imunização no estado, propondo um diálogo e processo educativo permanente entre esses. Muitos municípios inspiraram-se no Fórum e passaram a realizar reuniões com o objetivo de alinhar ações entre VS e APS e traçar estratégias de vacinação em tempos de Pandemia, sendo possível o apoio institucional assessorar gestores nas tomadas de decisão.