Sessão Assíncrona


SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)

40313 - FERRAMENTAS DE MONITORAMENTO DA VIGILÂNCIA DO ÓBITO COM MENÇÃO DE TUBERCULOSE NAS CAUSAS DE MORTE
DINAH CARVALHO CORDEIRO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS, DANIEL SOUZA SACRAMENTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS, JULIANA BARROS DA CUNHA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, ALEXANDRA DE FREITAS COSTA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS; FUNDAÇÃO ALFREDO DA MATA, NILSON RIBEIRO PICANÇO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS, WESCLEY JOSE LIMA FABRÍCIO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO AMAZONAS, LARA BEZERRA DE OLIVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS; SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO AMAZONAS, ANDRESA CARRARO ROCHA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS; SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO AMAZONAS, JAIR DOS SANTOS PINHEIRO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS; FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO AMAZONAS “DRA. ROSEMARY COSTA PINTO”; PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, MARCELO CORDEIRO DOS SANTOS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS


Período de Realização
A data de início: novembro de 2020. Não há definida data de término.

Objeto da experiência
Relato das ferramentas de organização de dados, monitoramento e análise de indicadores de vigilância do óbito com menção de TB nas causas de morte.

Objetivos
Descrever as ferramentas incluídas na rotina de investigação de óbito; apresentar as potencialidades para sistematização e consolidação do Protocolo de Vigilância do Óbito; Discutir as contribuições para qualificação dos sistemas de informação e identificação dos fatores contribuintes do óbito.

Metodologia
Organização do banco de dados com variáveis do SIM, Sinan e Fichas do Protocolo de Investigação e elaboração de Painel de Análise no software EpiInfo para gestão da operacionalização da investigação nos cenários hospitalar, ambulatorial e domiciliar. Um painel de indicadores da vigilância foi elaborado no software Power BI para monitoramento dos desdobramentos da investigação em tempo real por gestores, profissionais de saúde e sociedade.

Resultados
De novembro de 2020 a maio de 2022 foram investigados 192 óbitos (2020:74; 2021:155; 2022:53). 160 tinham a TB como causa básica (83,3%) e 32 como associada (16,7%); 20 não iniciaram tratamento (10,4%); o tempo médio de início do tratamento foi de 60 dias e cada caso percorreu em média 02 serviços até o diagnóstico; a TB foi excluída da causa básica de 04 registros (2,5%). 20 óbitos eram de residentes de 15 municípios do interior do Amazonas (10,4%).

Análise Crítica
O Ministério da Saúde publicou em 2017 Protocolo para vigilância do óbito com menção de tuberculose nas causas de morte e desde então vem mobilizando estados e municípios a implantarem a ação nas rotinas de vigilância epidemiológica, no entanto, a ausência de sistema informatizado para gestão dessa ação inviabiliza o conhecimento oportuno da evolução da implantação, dos indicadores de monitoramento e dos desdobramentos a partir da identificação dos fatores contribuintes para o óbito.

Conclusões e/ou Recomendações
A adoção de instrumentos para monitoramento da vigilância do óbito por TB, além de subsidiar a gestão para a tomada de decisão, possibilita o direcionamento e implementação das ações para alcance da meta de redução da mortalidade por TB conforme o Plano Nacional de Eliminação da TB para 2035.