Sessão Assíncrona


SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)

40271 - BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRANSPORTES TERRESTRES DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PERNAMBUCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
SHIRLEY EMANUELY PONTES DE SOUZA - FIOCRUZ/PE, ANTÔNIO FLAUDIANO BEM LEITE - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, BRUNA RAFAELA DORNELAS DE ANDRADE LIMA MONTEIRO - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, EDSON ANDERSON CALADO PEREIRA - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, EWERTON THIAGO PEREIRA DE LIMA - FIOCRUZ/DF, MARIA TATIANE ALVES DA SILVA - FIOCRUZ/PE, SILAS EMANUEL PONTES DE SOUZA - UFPE/CAV, VANESSA PIMENTEL SANTOS - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, MARCOS JONATHAN LINO DOS SANTOS - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE


Período de Realização
Relato de Experiência vivenciado no mês de maio de 2022 no setor da Vigilância em Saúde.

Objeto da experiência
Desenvolvimento do boletim epidemiológico como estratégia de divulgação dos Acidentes de Transportes Terrestres (ATT).

Objetivos
Relatar a Experiência do desenvolvimento do boletim epidemiológico como estratégia de divulgação dos Acidentes de Transportes Terrestres no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco.

Metodologia
Relato de Experiência vivenciado em de maio de 2022 com os Técnicos da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde e Bem-Estar do município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Foi desenvolvido um boletim epidemiológico como estratégia de divulgação dos ATT ocorridos no município de Vitória de Santo Antão no período de janeiro a dezembro de 2021. As informações foram coletadas no Sistema de Informação de Acidentes Terrestres da sala de situação de Pernambuco e divulgadas em formato digital.

Resultados
O boletim epidemiológico contém informações acerca da quantidade de ATT ocorridos nos meses de 2021, as proporções segundo sexo, faixa etária, raça/cor, natureza da lesão, meio de locomoção da vítima, evolução em 72h do atendimento, fatores relacionados ao acidente e proteção da vítima e informe preventivo. O boletim foi divulgado para as equipes da Atenção Primária à Saúde, Gestão em Saúde, Vigilância em Saúde e a Agência Municipal de Trânsito com objetivo de direcionar as ações preventivas.

Análise Crítica
Os ATT constituem um problema de saúde pública, e uma estratégia adotada pelo município é a transparência na divulgação das notificações de ocorrência para direcionamento de ações educativas e de conscientização no mês alusivo à Segurança no Trânsito. O boletim epidemiológico evidencia o perfil dos acidentados, a assistência à saúde prestada à vítima e orientações preventivas trazidos em caráter técnico-científico como instrumento da vigilância para promover a disseminação de informações.

Conclusões e/ou Recomendações
A estratégia de divulgação do boletim epidemiológico de ATT convida outros setores da saúde para pensarem de forma intersetorial, e assim estimular o diálogo para boas práticas de Segurança no Trânsito com o intuito de preservar a saúde da população. Esta informação é um importante referencial para a efetivação de estratégias bem direcionadas pela Gestão, que visa garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde.