Sessão Assíncrona


SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)

40045 - AMANDABA NA AMAZÔNIA: A CONTRIBUIÇÃO DO ITINERÁRIO FREIREANO PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE PESSOAS COM DIABETES
LAYS NUNES DA SILVA - UFPA/PPGSAS, MARIA DO SOCORRO CASTELO BRANCO DE OLIVEIRA - UFPA/PPGSAS, SUELEN TRINDADE CORREA - UFPA, ERIC RENATO LIMA FIGUEIREDO - UFPA/PPGSAS, FELIPE LUÃ SILVA DE MORAES - UFPA, VICTÓRIA BRIOSO TAVARES - UFPA/PPGSAS, ALINE LOBATO DE FARIAS - UFPA/PPGSAS, REGIANE PADILHA DOS SANTOS - UFPA/PPGSAS, HANNA HADASSA SOARES MARTINS - UFPA


Período de Realização
De 12/01/2022 a 06/04/2022, em sete unidades da Estratégia de Saúde da Família de Belém-PA.

Objeto da experiência
O círculo de cultura (CC) como estratégia de diálogo sobre o autocuidado para pacientes com Diabetes mellitus (DM).

Objetivos
Contextualizar como os Círculos de Cultura de Paulo Freire contribuíram na construção do conceito de autocuidado em pessoas com Diabetes.

Metodologia
O CC baseado nas teorias filosóficas/educacionais de Paulo Freire (1967), sintetizadas por Brandão (1983), focando na construção de saberes por meio da concepção de mundo dos participantes. Utilizou-se o levantamento do universo temático para a escolha dos temas geradores, a problematização das situações foi possível por meio do diálogo a fim de proporcionar desvelamento crítico. Participaram dos CC 72 pessoas com diabetes, de faixa etária maior que 30 anos e mais, acompanhados em ESFs

Resultados
Ao abordar o autocuidado como tema, os círculos de cultura trouxeram aos participantes a perspectiva da autonomia sobre as escolhas que envolvem a melhora da saúde da pessoa com DM, criando vínculos entre os participantes, que partilharam as experiências, gerando identificação, empoderamento, dialogando sobre possibilidades para superar os obstáculos, construindo saberes e fortalecendo a rede de apoio composta pelos participantes do projeto

Análise Crítica
O diálogo sobre autocuidado foi capaz de engajar os participantes sobre suas ações frente a melhora/manutenção da saúde. Convidando a reflexão e partilha das experiências sobre o viver com Diabetes, viabilizando a autonomia e criando vínculo entre as demais integrantes do grupo. Tais características são foco da teoria filosófica/educacional Freireana, que refere a amorosidade, a autonomia e a valorização da pessoa como ponto fundamental no processo de aprendizagem e mudança da realidade.

Conclusões e/ou Recomendações
O CC de Paulo Freire é uma estratégia de educação em saúde, capaz de propiciar a compreensão da necessidade de autocuidado, a criação de vínculos para apoio de decisões tomadas pelos pacientes, a construção da autonomia no manejo e compreensão do DM. O CC pode romper a perspectiva tradicional dos profissionais de saúde para o diálogo sobre possibilidades mais realistas.