SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)
|
39302 - DISSEMINAÇÃO CIENTÍFICA EM REDES DE PESQUISAS EM SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE DIÁLOGOS E TROCAS DE SABERES NA SAÚDE COLETIVA ISABELLA KOSTER - FIOCRUZ, BEATRIZ DA COSTA SOARES - FIOCRUZ, ROBERTA ARGENTO GOLDSTEIN - FIOCRUZ, ROSANE MARQUES DE SOUZA - FIOCRUZ, LAÍS SOUZA JANNUZZI - FIOCRUZ, ISABELA SOARES SANTOS - FIOCRUZ
Período de Realização A experiência apresentada está em curso na Fiocruz desde 2010.
Objeto da experiência Disseminação científica (DC) como componente do modelo de gestão de Redes de pesquisas para induzir a produção da ciência em diálogo com a população.
Objetivos Apresentar a experiência do modelo de gestão de Redes de pesquisas do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA), que adota a DC como estratégia indutora da produção compartilhada de conhecimentos e resultados de pesquisa na saúde coletiva, especialmente no SUS.
Metodologia O modelo de gestão de Redes de pesquisa do PMA se divide em dois componentes: o administrativo-financeiro e o técnico-científico, do qual a DC faz parte. Ela configura aspectos teóricos e práticos que sustentam o desenvolvimento de suas estratégias, encoradas em seus movimentos – planejamento, articulação, produção, circulação e avaliação. A indução da DC no cotidiano das pesquisas ocorre por interações colaborativas e pactuadas entre a gestão do PMA, pesquisadores, interlocutores e em Rede.
Resultados A DC inserida no modelo de gestão estimula mudanças nos percursos das pesquisas do PMA. Nota-se a ampliação da articulação e inclusão de interlocutores nas pesquisas, que vivem a realidade investigada, para potencializar a produção compartilhada de conhecimentos. Os usos de estratégias de DC em formatos e linguagens acessíveis a cada público diversifica e valoriza o encontro de saberes, interfere nos resultados e produtos de pesquisa, aproximando-os das reais necessidades do público selecionado.
Análise Crítica A experiência acumulada na gestão de Redes de pesquisa, a ampliação e a qualificação da equipe do PMA foram cruciais. O aprofundamento conceitual e prático na DC, em interface com áreas, como a Translação e a Tradução do Conhecimento, a Divulgação Científica, a Popularização da Ciência, Advocacy, Ciência Aberta, Engajamento público e outras, permitiu reconhecê-la como componente metodológico relevante para a indução de mudanças na forma de produzir ciência e informação, sempre em aprimoramento.
Conclusões e/ou Recomendações A metodologia participativa da DC é estratégica na gestão de redes de pesquisas ao influenciar a cultura institucional do fazer pesquisa. Resultados são percebidos durante a pesquisa e tempos depois, com a persistência de pesquisadores influenciados pela DC. A ampliação do debate sobre iniciativas que estimulem o estreitamento do diálogo entre a ciência e a sociedade deve ser fomentado entre as diversas instâncias e na formação de pesquisadores.
|