SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)
|
39159 - REDE DE ESCRITÓRIOS DE PROJETOS DA FIOCRUZ: UMA EXPERIÊNCIA PARTICIPATIVA ALINE MACENA DOS SANTOS - FIOCRUZ, ANA PAULA MORGADO CARNEIRO - FIOCRUZ, AVELINO FERNANDES - FIOCRUZ, LUCAS BRAGANÇA LOPES RIBEIRO - FIOCRUZ, WILLDISON CARLOS DOS PASSOS GONZAGA - FIOCRUZ, FERNANDA FERNANDES ROCHA - FIOCRUZ
Período de Realização dezembro de 2019 a maio de 2022
Objeto da experiência Rede de Escritórios de Projetos da Fiocruz e o uso de uma estratégia de comunicação participativa, com foco nos profissionais da área de gestão.
Objetivos Contribuir para a reflexão de Redes Participativas e a vivência entre os profissionais da Rede de Escritório de Projetos da Fiocruz, tendo como propósito fomentar a gestão participativa sobre a temática de gerenciamento de projetos.
Metodologia A metodologia utilizada é a pesquisa social através do exploratório de bibliografias, artigos e do estudo de casos levantados dentro do escopo da Rede de Escritórios de Projetos da Fiocruz, buscando a implementação de estratégias de comunicação e informação na gestão pública em Saúde e suas perspectivas dentro das temáticas de gerenciamento de projetos, buscando a participação e o engajamento dos profissionais envolvidos.
Resultados A Fiocruz possui escritórios com diferentes níveis de maturidade em gerenciamento de projetos. Nesse sentido, a criação da Rede de Escritórios de Projetos da Fiocruz surgiu através do POLEN – Laboratório de Inovação na Gestão com o propósito de promover e colaborar no processo de troca de experiências, conhecimentos e boas práticas em gestão de portfólios e projetos em Saúde pública usando uma comunicação colaborativa com o propósito de melhorar a integração e qualidade em Gestão de Projetos.
Análise Crítica Foram identificadas 15 unidades da Fiocruz que possuem estruturas organizacionais voltadas para o gerenciamento de projetos. Porém, todas as unidades técnico científicas possuem profissionais que atuam direta e indiretamente na gestão administrativa dos projetos. Entre os desafios enfrentados pelos profissionais estava a pouca integração entre as unidades, com impacto maior na comunicação e informação sobre o processo de gerenciamento de projetos.
Conclusões e/ou Recomendações O Gerenciamento de Projetos é uma realidade no cotidiano das instituições públicas de saúde. A criação da Rede de Escritórios de Projetos da Fiocruz buscou aplicar metodologias participativas voltadas para a qualificação da comunicação e melhoria dos processos em projetos, desenvolvimento de profissionais, para o alcance das metas da Gestão em Saúde que possibilitem atitudes estratégicas que fortaleçam o SUS e beneficiem a sociedade.
|