SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)
|
38313 - PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES ELENCADAS PELOS IDOSOS NA OUVIDORIA DO SUS CAMILA CAROLINE DA SILVA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES – IAM/FIOCRUZ, EMILIA CRISTIANE MATIAS ALBUQUERQUE DA ROCHA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES – IAM/FIOCRUZ, VIVIANY SOUZA DE OLIVEIRA - SES-PE, DOMÍCIO AURÉLIO DE SÁ - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES – IAM/FIOCRUZ, ELISA BARROS DE ANDRADE - FCM-UPE, RAISSA CRISTINA SOARES DE OLVEIRA - UFG, GESSICA CAZUZA DE MEDEIRO - UFPE, VANESSA DE LIMA SILVA - UFPE, RUTH CAROLINA LEÃO DA COSTA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES – IAM/FIOCRUZ, RAFAEL DA SILVEIRA MOREIRA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES – IAM/FIOCRUZ E UFPE
Apresentação/Introdução A pessoa idosa tem na ouvidoria a potencialização das ações desenvolvidas devido à ampliação da sua participação na tomada de decisões. No cotidiano das ouvidorias suas práticas ultrapassam a ação da mera escuta para assumir uma configuração apontada para o encontro entre indivíduos e entre esses e seus espaços na sociedade, com suporte no diálogo, no afeto e no compartilhamento de responsabilidades.
Objetivos Analisar as principais manifestações dos idosos na ouvidoria do SUS em Pernambuco registradas na plataforma do OuvSUS.
Metodologia Estudo descritivo, realizado por meio do painel de dados de obtidos pelo sistema de ouvidoria do SUS e divulgados por meio do Dashboard, fruto da parceria entre a Fiocruz e OuvSUS. Com filtros nas ouvidorias de Pernambuco (esfera estadual, municipal e saúde do idosos), considerando todo período disponível (2012 a 2014), com atualização em 11.06.2022. com as seguintes variáveis: classificação por tipo (reclamação, solicitação, denúncia, informação, elogio, sugestão); meio de atendimento (telefone, formulário web, e-mail, carta, pessoalmente, outros); assunto (setor direcionado), e sub assuntos predominantes (item 1-estrutura, 2-queixa e 3-especificação).
Resultados Foram registradas 51 manifestações no painel de dados cadastradas por 2 ouvidorias em PE sendo em 2014 o ano com maior crescimento (92%), e predominância da SMS Caruaru. Entre os tipos de manifestações predominaram solicitações (33%) e reclamações (29%). Os destaques de assuntos foram gestão (37%) assistência a saúde com (33%). Entre os sub assuntos , no item 1 (estrutura) os destaques foram recursos humanos(19%) e estabelecimentos de saúde (18%) no Item 2 (queixas),foram outros(30%) e dificuldade do acesso( 19%) Em relação a forma como o cidadão entra em contato com a ouvidoria, o meio mais utilizado foi o através do telefone com 68% das notificações e a menos utilizada foi a via e-mail com 2%
Conclusões/Considerações As manifestações mais prevalentes foram as solicitações que podem indicar fragilidades na transmissão de informações aos usuários apontadas nos subtemas da gestão, e na dificuldade do acesso aos serviços. O telefone ainda é o principal meio de comunicação com a ouvidoria explicitando as barreiras tecnológicas ainda enfrentada por pelos idosos.
|