Sessão Assíncrona


SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44819 - DESINFORMAÇÃO E PÓS-VERDADE: CONCEITOS E IMPLICAÇÕES GERAIS E ESTUDOS NO ENSINO DE CIÊNCIA E SAÚDE
ERIDA APARECIDA JOSÉ DA SILVA - UFRJ, JUDITE BUSTAMENTE BAUTISTA - UFRJ


Apresentação/Introdução
O desenvolvendo deste estudo se deu através das inquietações acadêmicas frente a Pandemia de COVID-19 e os problemas sociais decorrentes: o aumento exponencial das plataformas digitais devido o isolamento social, com a difusão da infodemia, fakenews que causa impacto diretamente na saúde.

Objetivos
Contribuir para o reconhecimento das lacunas que a Pandemia por COVID-19 que tem fragilizado as informações do sistema sanitário.
Conectar as tecnologias de informação e comunicação para gerir a gestão infodêmica
Divulgar o estudo nos espaço extra acadêmicos

Metodologia
Foi realizada uma revisão de literatura a fim do reconhecimento dos descritores: fakenews, integração de saberes e educação e saúde. Tendo como base a Bvs e Artigos sobre o Assunto.

Resultados
Apresentamos a temática Pós Verdade e Infodemia de forma horizontal na Reunião do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.2 como nossa primeira ação extra academia. Na ocasião fomos convidadas para elaborar um minicurso sobre estratégias para evitar o problema da fakenews na saúde

Conclusões/Considerações
Diante do estudo apresentado reconhecemos a importância do mesmo frente ao problema grave de saúde que temos atravessado. E o caminho sugere a organização de metodologias ativas capazes de dar conta dos problemas de desinformação sanitária