SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44616 - O DISCURSO DE EMPODERAMENTO DE JOVENS YOUTUBERS QUE TIVERAM SEUS NUDES VAZADOS CLAUDIA VALÉRIA CARDIM DA SILVA - UERJ/INSTITUTO DE NUTRIÇÃO, SUELY FERREIRA DESLANDES - IFF/FIOCRUZ, JULIANA MARINS REEVE - IFF/FIOCRUZ, ROBERTA M. D. FLACH - CBPMERJ
Apresentação/Introdução As relações de intimidade, cada vez mais mediadas por uma rede sociotécnica, imprimem novos significados às relações afetivas. Tais relações, mediadas por meios digitais, reafirmam potências na expressão da sexualidade e afetividade, mas são alvo de violências, como a disseminação não consentida de conteúdos íntimos na internet e linchamento virtual das pessoas que tiveram seu conteúdo vazado.
Objetivos Esse trabalho tem como objetivo trazer o debate de superação e empoderamento a partir das narrativas de jovens youtubers que tiveram conteúdos íntimos disseminados sem consentimento pela internet.
Metodologia O trabalho originou-se do projeto “Internet: espaço de disseminação e enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes”. A busca foi realizada no YouTube de junho de 2019 à fevereiro de 2020. Foram selecionados vídeos de youtubers que apresentassem adolescentes como protagonistas da experiência de vazamento sem consentimento ou jovens narrando tais situações na adolescência. Foram selecionados e transcritos na íntegra, 12 vídeos protagonizados por meninas e 8 por rapazes, resguardando o modo de enunciação fonética, concordância, expressões corporais e efeitos audiovisuais. Os temas foram analisados segundo a perspectiva da Análise de Discurso Crítica segundo Fairclough (2000).
Resultados A troca de fotos, textos e vídeos eróticos ou sensuais se deu nos relacionamentos afetivo-sexuais, eventuais ou estáveis entre os membros anônimos (ou não) de um grupo fechado de whatsapp ou em aplicativos próprios para essas trocas. As sanções e críticas de discriminação, apresentaram impactos distintos segundo gênero. Ainda que pese o maior impacto e ataques depreciativos nas meninas, alguns jovens, inclusive os homossexuais, apresentaram uma narrativa mais autônoma de trocas de imagens íntimas, enquanto espaço legítimo de exercício da sexualidade, além de conhecimentos jurídicos sobre os seus direitos e a necessidade de apoio coletivo aos que vivenciam o problema.
Conclusões/Considerações Foi possível observar, ainda que as narrativas tragam sofrimento e humilhações sofridas por quem teve seu nudes vazado, o posicionamento dos jovens em um lugar de autonomia e ressignificação de violências sofridas, podendo colocar novas lentes aos debates sobre a expressão da sexualidade e escolhas a serem exercidas,
|