SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44381 - ALGORITMOS E SHADOW-BANNING: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE UMA INFLUENCIADORA E DAS MÍDIAS ALTERNATIVAS DE CONTEÚDOS ANTI-GORDOFOBIA NO INSTAGRAM JULIANA MARINS REEVE - IFF/FIOCRUZ, CLÁUDIA VALÉRIA CARDIM DA SILVA - UERJ, SUELY FERREIRA DESLANDES - IFF/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução O movimento body positive tem crescido nas plataformas digitais nos últimos anos, sendo protagonizado por vozes de influenciadores digitais que confrontam os padrões heteronormativos de beleza. Ao mesmo tempo, tem sido crescente os relatos de sexismo e shadow-bannig, algoritmos que limitam as postagens de perfis dos corpos divergentes, entre esses, os corpos gordos e seu alcance pelos usuários.
Objetivos O objetivo do trabalho foi analisar as narrativas de shadow-banning e sexismo, feito por um perfil ativista que apoia o movimento body positive na plataforma instagram.
Metodologia Trata-se de estudo qualitativo no ambiente digital, através da plataforma Instagram. A escolha das páginas foi realizada a partir de análise exploratória na plataforma Google no período de outubro de 2020 a outubro de 2021 e buscas no atalho de pesquisa do instagram. Foram transcritas e analisadas as narrativas de canais ativistas e diferentes nichos e mídias de massa que faziam menção ao fato de estarem sendo alvo do shadow-banning relacionados às postagens de corpos gordos. Foi adotado como percurso metodológico a análise temática segundo os conceitos disciplinadores e reguladores de Foucault, (2021).
Resultados Os resultados foram analisados a partir de transcrições de vídeos, trechos de entrevistas e postagens nos perfis: @pollyoliveirareal, @amarianesantana, @midianinja. As principais falas nos chamam atenção para como corpos, comportamentos e desejos femininos continuam sendo doutrinados, submetidos ao crivo social e às imposições de padrões estéticos de uma sociedade patriarcal, que vão além da questão de saúde. As estratégias adotadas pelas ativistas, para driblar os algoritmos, visaram denunciar o bombardeio que perfis femininos sofrem de ofertas ligadas à estética, ao passo os masculinos, eram relacionados à educação, à educação financeira.
Conclusões/Considerações As estratégias adotadas pelas ativistas, com destaque especial à estratégia da ativista @poli... a fim de burlar a lógica do Instagram, nos atentou para o quanto os algoritmos reforçam uma estrutura patriarcal, moldando os desejos e reforçando as insatisfações femininas. As ativistas anti-gordofobia vêm desempenhando um papel importante na luta contra esses estigmas.
|