SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44054 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO MEIO MIDIÁTICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ÂNGELA AMORIM DA CONCEIÇÃO - UFBA, IDA OLIVEIRA DE ALMEIDA - UFBA, MÁRCIO SANTOS CARVALHO - UFBA, DANIELLE BRANDÃO MELO - UNIMONTES
Apresentação/Introdução As escolhas alimentares contemplam dimensões individuais, sociais, culturais e econômicas. A alimentação saudável é um dos principais assuntos relacionados à promoção da saúde e sendo também umas das principais fontes de informação jornalística, nesse sentido, os indivíduos são bombardeados com informações relacionados a alimentação que também exerce uma grande influência na escolha alimentar.
Objetivos Identificar sistematicamente na literatura, discursos proferidos pela mídia sobre alimentação saudável.
Metodologia A metodologia consiste em revisão sistemática, considerando elegíveis estudos publicados a partir de 2017 em português. Excluiu-se aqueles que não apresentavam discursos proferidos pela mídia sobre alimentação saudável. Foram realizadas buscas no período entre maio e junho de 2022, nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, Brasil. Usou-se como descritores: discurso, mídia, alimentação saudável. Entre os termos o operador booleano AND e, para seleção, realizou-se a leitura do título e resumo e posteriormente a leitura do artigo completo.
Resultados Realizamos buscas que trouxeram apenas um artigo que não correspondia ao período proposto, sendo de 2010, após a leitura do resumo identificamos a análise do discurso midiático que exalta a boa forma, numa relação ambígua entre beleza e saúde, associada a práticas alimentares, por vezes, equivocadas legitimadas por um discurso indireto pretensamente científico e por um discurso socioestético que tem suas bases no padrão de beleza contemporâneo que contribuem para a formação de um saber comum sobre práticas alimentares saudáveis que é frágil, fica evidente que a ausência de resultados em um intervalo temporal tão longo deixa uma oportunidade para produção de novos estudos mais atualizados.
Conclusões/Considerações O discurso midiático utiliza a imagem de celebridades que dão forma e rosto ao discurso de maneira a ser comum, mesmo que contrário ao discurso científico, pois através da fala destas celebridades é vendida a ideia de dietas milagrosas que nem sempre são saudáveis ou eficazes, que pode incorrer em risco à saúde daqueles que a seguem sem orientação nutricional ou de um profissional capacitado capaz de montar um plano alimentar realmente saudável.
|