Sessão Assíncrona


SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43972 - O SUS NO FEED: EXPERIÊNCIA DO PERFIL SANITARISTINHA NO INSTAGRAM
JULIA OLIVEIRA COMONIAN - ENSP/FIOCRUZ


Período de Realização
O período deste relato de experiência ocorreu entre março de 2021 e março de 2022.

Objeto da experiência
A repercussão de um perfil sobre saúde coletiva na mídia social Instagram.

Objetivos
Descrever a experiência de um perfil no Instagram que aborda questões referentes a saúde coletiva.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência construído a partir do perfil @Sanitaristinha na mídia social Instagram. Os posts foram construídos a partir de diferentes materiais científicos que foram referenciados em cada publicação, podendo ser divididos a partir das seguintes categorias: história da saúde pública brasileira; conceitos e teorias do SUS; serviços ofertados e reflexões. O perfil consta de 578 seguidores, entre estes, 73,2% mulheres, principalmente na faixa etária entre 25 a 34 anos.

Resultados
A criação de um perfil crítico sobre saúde coletiva ressaltou a falta de conhecimento de parte da população sobre dispositivos e serviços ofertados pelos SUS e proporcionou a criação de uma rede de trocas entre estudantes e profissionais a partir de comentários e mensagens na página – podendo evidenciar os seguintes temas: desafios e dúvidas sobre a profissão de sanitarista; trocas sobre programas de pós-graduação stricto e lato sensu em saúde coletiva e experiências profissionais no SUS.

Análise Crítica
O Instagram se tornou uma mídia social de partilha de experiências e informações, sendo amplamente utilizada por convênios e profissionais de saúde para vender e promover seus serviços. Enquanto isso, análises críticas da história, conceitos e serviços da saúde pública brasileira ainda se encontram centralizadas em publicações acadêmicas que não chegam ao acesso da população. Perfis desta vertente ampliam o diálogo e trazem a discussão de forma rápida e descomplicada para o dia a dia.

Conclusões e/ou Recomendações
A comunicação em saúde e defesa de direitos precisa estar presente em todos os espaços, inclusive online. A considerável resposta de estudantes e profissionais da saúde ao perfil reflete a carência de espaços de discussão e orientação sobre ser um sanitarista ou trabalhador do SUS. A criação de espaços online pode auxiliar na disseminação de informações que auxiliem na defesa do SUS, promover o diálogo e combater a propagação de fake news.