SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43714 - LINHA DO TEMPO DAS FAKE NEWS SOBRE VACINAS CONTRA COVID-19 NO BRASIL: FREQUÊNCIA E RELAÇÃO AO CONTEXTO BRASILEIRO VIGENTE. ALICE GOMES FRUGOLI - UFMG, RAQUEL DE SOUZA PRADO - UFMG, FERNANDA BATISTA OLIVEIRA SANTOS - UFMG, TERCIA MOREIRA RIBEIRO DA SILVA - UFMG, FERNANDA PENIDO MATOZINHOS - UFMG, SHEILA APARECIDA FERREIRA LACHTIM - UFMG
Apresentação/Introdução No contexto da pandemia COVID-19, observa-se uma infodemia mundial. Quanto às vacinas contra COVID-19, destaca-se a difusão de artigos noticiosos intencionalmente falsos (fake news). Estas, especialmente em um momento crítico de saúde pública, influenciam diretamente na decisão em se vacinar. Assim, para combatê-las e influenciar positivamente na vacinação coletiva, é preciso investigá-las.
Objetivos Identificar a quais vacinas as fake news se referem e se há um alvo maior entre elas; Analisar a frequência da circulação de fake news sobre vacinas contra COVID-19 no Brasil e investigar possíveis relações aos respectivos contextos de vacinação;
Metodologia Para a coleta de dados, realizada em junho de 2021, utilizou-se duas plataformas de compilação de verificações de notícias falsas online de relevância nacional e internacional; Chequeado e E-farsas. Uma vez que o Chequeado é uma plataforma exclusiva para verificação de fatos sobre COVID-19, utilizou-se a palavra-chave “Vacinas” e o filtro de localidade “Brasil”. Para o E-farsas, a palavra-chave foi “Vacinas contra COVID-19”. Não foi estabelecido limite temporal para a busca e foram excluídas notícias duplicadas e de conteúdo incompleto. Para a comparação de contextos, utilizou-se como fonte principal a Linha do tempo do Coronavírus no Brasil produzida pela Sarnamed.
Resultados Foram captadas 116 fake news relacionadas às vacinas Coronavac, Pfizer, Astrazeneca e Janssen. A vacina mais citada é a Coronavac. A frequência das notícias varia de janeiro de 2020 a abril de 2021, observa-se 4 picos relacionados a momentos cruciais para a vacinação contra Covid-19 no país: 11/2020, Vacina Sputnik V inicia o processo de registro na Anvisa; 12/2020, governo brasileiro apresenta rascunho do plano nacional de vacinação contra Covid-19 e o governo paulista anuncia data de início da vacinação no estado; 01/2021, ANVISA aprova uso emergencial da Coronavac e Astrazeneca, inicia a campanha de vacinação no Brasil; 06/2020, Astrazeneca inicia a terceira fase de teste no país.
Conclusões/Considerações O presente estudo identificou relação entre momentos críticos para a vacinação contra COVID-19 e o aumento da disseminação de fake news, o que representa um alerta para as autoridades sanitárias. Ressalta-se que não foi possível determinar com precisão a quantidade e escala real em que as fake news circulam. Por fim, faz-se necessário desenvolver novos estudos para investigar fatores relacionados e determinar seu impacto na população.
|