Sessão Assíncrona


SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42276 - PODCASTS EM REVISTA CIENTÍFICA CADERNOS ESP: DESCREVENDO A EXPERIÊNCIA DE ESTUDOS SOBRE POPULAÇÕES VULNERÁVEIS
LEIDY DAYANE PAIVA DE ABREU - ESTUDANTE DO CURSO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE ., FRANCISCO JADSON FRANCO MOREIRA - PSICÓLOGO. MESTRE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE. DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)., MARIA LOURDES DOS SANTOS - SOCIÓLOGA. DOUTORA EM SOCIOLOGIA. COLABORADORA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ. FORTALEZA, CE, BRASIL (ESPCE)., ALBA MARIA PINTO DA SILVA - ASSISTENTE SOCIAL. COLABORADORA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ (ESP/CE). FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL., ANDERSON GOMES CAMÊLO PEREIRA - PSICÓLOGO. COLABORADORA DA GERÊNCIA DE PESQUISA DA ESP/CE., JÉSSICA ARAÚJO DE CARVALHO - ASSISTENTE SOCIAL. MESTRE E DOUTORANDA EM SAÚDE COLETIVA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). COLABORADORA DA GERÊNCIA DE PESQUISA DA ESP/CE. FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL., MORGANA DIAS CHAVES - ASSISTENTE SOCIAL. MESTRE EM ENSINO NA SAÚDE PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). COLABORADORA DA GERÊNCIA DE PESQUISA DA ESP/CE. FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL., LETICIA KELLY COSTA SILVA - ENFERMEIRA. MESTRANDA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). COLABORADORA DA GERÊNCIA DE PESQUISA DA ESP/CE. FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL.


Período de Realização
Experiência realizada dia 10 de junho de 2022.

Objeto da experiência
Descrever a experiência do uso de podcasts na Revista Cadernos ESP para disseminação do conhecimento científico sobre estudos populações vulneráveis.

Objetivos
Apresentar as estratégias de pesquisa sobre as populações vulneráveis para pesquisadores e sociedade civil.

Metodologia
Relato de experiência da equipe editorial da Revista Científica Cadernos ESP, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), sobre o podcast “Populações vulneráveis: o que observar?”. Foi convidada a doutora em Sociologia para discutir a temática. São utilizadas as redes sociais ancoradas a revista: Spotify; Google Podcast e Anchor, e acessado por pesquisadores, docentes, discentes e sociedade civil. A experiência foi analisada com base na literatura da temática abordada.

Resultados
Foi apresentado pela convidada, as seguintes populações: em situação de rua, privação de liberdade, situação de prostituição, quilombolas, ribeirinhas, e indígenas. Houve diálogo sobre as formas de abordagem, métodos, instrumentos de coleta de dados, políticas públicas existentes e os desafios de pesquisar no período pandêmico de Covid-19. Foi discutida uma nova perspectiva do fazer pesquisa, diante da complexidade, considerando as especificidades dessas populações e respeitando os preceitos éticos.

Análise Crítica
O Podcast Cadernos ESP, lançado mensalmente, de acesso aberto e gratuito, tem o potencial, não apenas ser um espaço de disponibilização de informações, mas de disseminação do conhecimento científico, atuando no campo formativo. A tecnologia conta, a cada edição, com a participação de autores(as) e especialistas que debatem sobre diversos temas, com um olhar para o que há de mais atual no mundo da publicação científica.

Conclusões e/ou Recomendações
É preciso perceber que não basta publicar artigos, se (eles) não forem lidos, citados, acessados, utilizados e compartilhados pela sociedade. Assim, a Política de acesso aberto e o desenvolvimento da cultura digital são fundamentais para o espraiar do conhecimento científico sobre as mais variadas temáticas.