SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42159 - O USO DO PODCAST COMO UMA DAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO POPULAR EM UM CAPS-AD NA CIDADE DO RECIFE ADRIANA LOBO JUCÁ - UFPE E PREFEITURA DO RECIFE, YGOR INACIO SILVA - IMIP-PE, GEOVANE SILVA - IMIP-PE
Período de Realização Experiência vivenciada desde março de 2022 até a presente data, em Recife-PE
Objeto da experiência Processo de construção e divulgação dos três primeiros episódios de um podcast que reúne experiências e conhecimentos dos usuários de um CAPS-ad
Objetivos Ressaltar a importância do uso do podcast como ferramenta pedagógica e recurso terapêutico no processo de construção de cuidado e conhecimento a partir da educação popular em saúde, e analisar as impressões dos ouvintes sobre os episódios publicados.
Metodologia Sistematização da experiência de produção de um podcast a partir da reestruturação de um grupo terapêutico em CAPS-ad, com levantamento temático, acompanhamento das gravações, da edição e da análise dos conteúdos a serem publicados no spotfy, além da analise dos feedbacks dos ouvintes dos episódios através das redes sociais entre março e junho de 2022.
Resultados Ao acompanhar o processo de construção, edição e publicação dos episódios identifica-se a relevância dos debates levantados pelos usuários e sua função clara na educação popular em saúde, pautada no protagonismo popular, no olhar crítico e na superação de barreiras. Os comentários sobre os episódios destacam a importância de produções como essas para que se efetive a construção compartilhada de conhecimentos na saúde da população e para a transformação de estigmais e estereótipos.
Análise Crítica O podcast é um dos recursos tecnológicos que vem transformando como nos comunicamos e influenciando as dinâmicas e relações sociais. Diante da disputa de poderes a qual estamos inseridos, a educação popular surge como norteadora de práticas revolucionárias no cenário atual, resgatando os saberes tradicionais e populares para a produção de cuidado e a transformação da realidade integrada às novas tecnologias, servindo como ferramenta de empoderamento e autonomia no processo de cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações Ao admitir o caráter transitório das diversas tecnologias da informação implementadas na área da saúde mental e da educação popular em saúde, é possível reconhecer também a sua importância no espaço-tempo em que atuam. Ampliando assim o campo da visão e buscando efetividade na transformação das estruturas sócioinstitucionais, que estão carregadas de conservadorismo, estigmas e exploração.
|