SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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41913 - GESTÃO E DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DE DESINFORMAÇÃO CAUSADAS PELA FAKE NEWS: COMO SE APRESENTAM AS NECESSIDADES? MARIA PAULA PARANHOS CALDAS - UFBA, LÍLIA PEREIRA LIMA - UFBA, RAPHAEL SANTOS SANDE - UFBA, MARIA LIGIA RANGEL SANTOS - UFBA
Apresentação/Introdução Com a pandemia de COVID-19 e a exigência de isolamento, os indivíduos consumiram e disseminaram informação instantânea e excessiva por meio de redes sociais, como alternativa aos meios de informação tradicionais, demandando informações confiáveis. A infodemia contribuiu para o fenômeno de Desordem da Informação, incluindo a difusão de fake news e motivando a necessidade de gerir essas informações.
Objetivos Analisar e refletir sobre estratégias e ações de comunicação formuladas e desenvolvidas pelos Estados, Organizações de Saúde, Instituições Científicas e agências verificadoras nas mídias sociais para a prevenção e controle da pandemia do COVID-19.
Metodologia Elaboração de uma revisão sistemática sobre a literatura científica, em dois momentos: novembro de 2020 a janeiro de 2021 e janeiro até outubro de 2021. Através das bases de dados bibliográficos BVS, SCOPUS e WEB OF SCIENCE, utilizou-se os descritores/booleanos: Fake News AND Coronavirus OR Covid-19, acessando artigos cujas palavras-chaves eram fake news, notícias falsas, misinformation, infodemia, misleanding information, conflito de informação. Foram excluídos os textos que não respondiam as questões de investigação e que não eram de livre acesso, resultando no primeiro momento da busca em 7 (sete) artigos e no segundo momento 33 (trinta e três) artigos.
Resultados Categorizados em 4 tópicos os achados levantados apontam que a disseminação de notícias falsas tem a finalidade de produzir boatos e descrédito das instituições científicas, utilizando nomes e trechos de falas de autoridades sanitária e sendo motivados por posicionamento político e comportamentos de xenofobia. Além disso, os sites verificadores não se apresentam estratégia de gestão efetiva, devido à falta de transparência no processo, causando desconfiança nos usuários das redes não oficiais. Por fim, o descrédito indireto na ciência e nas estratégias de combate ao vírus fomentou o movimento antivacina e a baixa adesão à campanha de vacinação.
Conclusões/Considerações A disseminação de fake news é um fenômeno complexo e multifatorial, dificultando assim a sua gestão. Demonstrar o processo de conferência de sites verificadores é uma alternativa para fortalecer uma estratégia de controle. Ainda assim, o uso das mídias sociais por instituições governamentais e científicas configura um plano de redução de danos e combate, monitorando, avaliando informações e respondendo aos usuários com informação verídica.
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