SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41629 - INFODEMIA E AS FAKES NEWS SOBRE VACINAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID - 19 JULIA GRAZIELLA SILVA DO NASCIMENTO - UERJ, DOUGLAS MORAIS SANTANA - UERJ, DANIELLA ALVES PEREIRA BITTENCOURT - UERJ, ROSANA AZEVEDO BASTOS DA SILVA - UERJ, GIOVANNA NAPOLITANO SANTOS - UERJ, GIOVANNA COSTA GUIMARÃES - UERJ, SUELLEN GERVASIO LIRA MENDONÇA - UERJ, MERCEDES DE OLIVEIRA NETO - UERJ
Apresentação/Introdução infodemia é uma terminologia conceituada pelo excesso de informações, algumas precisas e outras não, e muitas delas, informações falsas que denominamos fake news. No campo da saúde, as fake news prejudicam os processos de cuidado da população, como por exemplo, na tomada de decisão na busca de um profissional de saúde, para um tratamento, como também na aceitação de medidas de prevenção como vacinas.
Objetivos compreender os discursos sobre vacinação no Brasil, por meio de reportagens e postagens vinculadas à notícias falsas
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo e documental, que tem como fonte de coleta de dados as mídias sociais jornalísticas veiculadas na internet.
Resultados foram encontrados 213 registros inicialmente, e para análise, com 188 notícias analisadas e categorizadas entre os períodos pré-pândemico, com registro de 107 no 2° semestre de 2019 e 81 no 1º semestre de 2020, e pandêmicos, após ocorrência do primeiro caso de COVID-19. As notícias falsas sobre as vacinas concentraram na região sudeste, com 48% de ocorrência, e 48,36% do total, sobre vacinação. Além disso, destaca-se que 47,96% das notícias envolviam a pandemia de COVID-19, o que se faz cogente com a situação epidemiológica do período.
Conclusões/Considerações Os discursos nas mídias mais prevalentes foram sobre as vacinas contra o sarampo e a COVID-19, o que se infere na justificativa pelo atual contexto sanitário e pela reemergência do sarampo em território nacional depois de 20 anos de sua eliminação.
|