Sessão Assíncrona


SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41345 - O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DIGITAL NA POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE À PESSOA COM DIABETES MELLITUS: UMA REVISÃO NARRATIVA
MARIA CAMILA GABRIELE MOURA NOGUEIRA - UFC, DAIANA DE JESUS MOREIRA - UFC, NATASHA VASCONCELOS ALBUQUERQUE - UFC, MARIA LÚCIA MAGALHÃES BOSI - UFC


Apresentação/Introdução
As redes sociais exercem papel importante na formação de opiniões, disseminação de informações, compartilhamento de experiências, incidindo em escolhas e adesão a tratamentos em diversos temas da saúde. Contudo, ainda é notável a escassez de literatura sobre esses dispositivos neste campo. Neste artigo, focalizamos relatos sobre Diabetes Mellitus (DM), um grave problema mundial de saúde pública.

Objetivos
Este trabalho tem como objetivo identificar a produção científica sobre o tema e analisar o impacto da rede social Instagram como ferramenta de política de promoção da saúde à pessoa com Diabetes Mellitus.

Metodologia
Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, realizada na base de dados PubMed com o cruzamento entre os descritores: “Diabetes” and “Instagram”, nos critérios de serem publicados na língua portuguesa e inglesa, realizados com pessoas de todas as idades, portadoras de diabetes mellitus. Buscou-se artigos em que “Instagram” e “diabetes” fizessem parte do problema e/ou do objetivo de pesquisa e/ou em que o Instagram fosse o lócus de desenvolvimento da pesquisa.

Resultados
Encontramos seis artigos nos critérios demarcados, assim categorizados: Instagram como facilitador na manutenção de relações sociais e suporte entre pessoas que compartilham o diagnóstico e o Instagram como ferramenta de educação e promoção de saúde, tendo este último critério se destacado.

Conclusões/Considerações
Concluímos que o convívio social está atravessado pelas novas tecnologias, e o Instagram pode facilitar as relações sociais e ser ferramenta de promoção da saúde, ou gerar efeitos deletérios sobre as pessoas. Observamos uma relação multifacetária entre o diabetes mellitus e o Instagram, com inúmeras possibilidades de interação e foco de pesquisa, de modo ser crucial ampliar os estudos acerca da temática, incluindo também outras redes sociais.