SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41002 - FAKE NEWS E SAÚDE: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O CASO BRASILEIRO DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DA COVID-19 RAPHAEL SANTOS SANDE - ISC - UFBA, MARCELE CARNEIRO PAIM - ISC - UFBA, MARIA LIGIA RANGEL SANTOS - ISC - UFBA
Apresentação/Introdução Com a pandemia da Covid-19 os indivíduos passaram a estar mais conectados, potencializando os fenômenos da infodemia e da desinfodemia. No Brasil, a desinformação impacta o cenário sanitário, econômico e político. Considerando a disseminação das Fake News um problema de saúde pública, questiona-se quais ações foram implementadas pelo governo brasileiro para o enfrentamento da situação.
Objetivos Trata-se de um projeto de dissertação que tem como objetivo principal analisar a resposta governamental brasileira à circulação das Fake News relacionadas à pandemia da Covid-19.
Metodologia Esta pesquisa qualitativa recorre à análise documental que compreende o período entre a declaração do estado de emergência pelos órgãos sanitários, em março de 2020 até maio de 2022. É realizada coleta em redes sociais e sites checadores de notícias, tendo como critério de exclusão: redes sociais privadas ou com alguma restrição e sites que tenham acesso pago aos seus conteúdos. O conteúdo é analisado após criação de um banco de imagens contendo cards, gifs e outros materiais de interesse da pesquisa. A matriz de análise elaborada para o tratamento do material noticiado, buscou obter o entendimento das informações que as caracterizem e o cruzamento com as medidas governamentais tomadas.
Resultados A difusão de notícias falsas causa prejuízo à saúde da população e provoca o caos informacional. A relação entre as fake news e as decisões políticas revelam ações ou omissões. Ainda em fase de desenvolvimento, os resultados preliminares apontam para o comprometimento do governo federal com a desordem informacional e a propagação das Fake News, tomando como exemplo a orientação de suspensão da vacinação de adolescentes pelo Ministério da Saúde em setembro de 2021, ou os relatórios da CPI mista da Covid-19.
Conclusões/Considerações É imprescindível compreender se as ações empregadas pelo governo favoreceram ou dificultaram o trabalho da saúde. Apontar possíveis acertos ou equívocos, evidenciar perdas ou ganhos do modelo que foi escolhido é fundamental quando tratamos de vidas impactadas por uma gestão. Ressalta-se a necessidade de estudos que possam analisar, avaliar e propor orientações para contribuir com a comunidade no enfrentamento deste problema.
|