Sessão Assíncrona


SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40595 - REDES SOCIAIS VIRTUAIS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE NO CUIDADO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DE USUÁRIOS E FAMÍLIAS
BRUNA MOREIRA DA SILVA - UFSJ, LEILA CRISTINE DO NASCIMENTO - UFSJ, ROSANE GONÇALVES NITSCHKE - UFSC, SELMA MARIA DA FONSECA VIEGAS - UFSJ


Apresentação/Introdução
A pós-modernidade transformou o modus operandi de viver, ser e agir, trazendo novas demandas. O uso da tecnologia e das redes sociais configura um novo comportamento social, o qual se polariza em benefícios e malefícios. Neste contexto, a incorporação de tecnologias da informação e da comunicação na saúde configura uma ferramenta capaz de potencializar a promoção, a assistência e o cuidado.

Objetivos
Compreender o uso da tecnossocialidade no quotidiano de usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF) e suas famílias, em tempos da pandemia de COVID-19, para o cuidado e promoção da saúde.

Metodologia
Trata-se de estudo de casos múltiplos holístico-qualitativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva do Quotidiano com 61 usuários da Estratégia Saúde da Família e de um Centro de Referência à Saúde do Idoso, de um município de Santa Catarina e de dois municípios de Minas Gerais. Como fontes de evidências utilizou-se a entrevista aberta individual e notas de campo. Os usuários foram captados de maneira remota, devido a adoção de medidas preventivas perante a pandemia de COVID-19. Para análise dos dados observou-se o critério semântico fundamentada na técnica de Análise de Conteúdo Temática, respeitando-se à técnica analítica da síntese cruzada dos casos.

Resultados
Revelam as noções de promoção da saúde dos usuários voltadas para boa alimentação, prática de exercícios físicos e lazer. O uso das redes sociais se faz presente no quotidiano para divulgação de informações pela equipe. No acompanhamento dos pacientes em condições crônicas e/ou com COVID-19 por meio de tecnologias em saúde e do WhatsApp. A telemedicina foi reconhecida pela facilidade e as potencialidades do uso para consulta e acompanhamento. Os impactos negativos da relação entre tecnologia e saúde preocupam os entrevistados, principalmente quanto ao cuidado no compartilhamento de notícias nas redes sociais e circulação de fake News.

Conclusões/Considerações
A associação entre tecnologia e saúde no cotidiano de usuários é um grande desafio da pós-modernidade. Seu impacto na saúde e na qualidade de vida de usuários pode ser evidenciado em benefícios e malefícios: se, por um lado, a tecnologia favorece o acesso a alguns recursos de saúde, por outro lado, propicia a propagação de fake News e estimula uma utopia virtual que adoece as pessoas.