Sessão Assíncrona


SA12.1 - COMUNICAÇÃO, NOVAS MÍDIAS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39615 - NAS ONDAS DA WEB RÁDIO LITERÁRIA CARRAPATO: DIVULGANDO SAÚDE ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO POPULAR
ERIKA ROMERIA FORMIGA DE SOUSA - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO CRATO -CE, ISABELA MACEDO ALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO CRATO -CE, SAMUEL PEREIRA DO NASCIMENTO - RÁDIO COMUNITÁRIA LITERÁRIA CARRAPATO, ARYCELLE ALVES DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA, FERNANDA RIBEIRO DA SILVA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA, IGOR GONDIN DA SILVA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA, NATÁLIA BARBOSA CAMPOS - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA, KEILA FORMIGA DE CASTRO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO CRATO- CE, MARIA AMANDA GONÇALVES DE MACEDO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA


Período de Realização
O Programa Minuto mais Saúde foi criado em 18 de abril de 2020 com atuação até o momento

Objeto da experiência
Divulgar informações em saúde, utilizando uma linguagem clara, respeitando os saberes e práticas da comunicação popular.

Objetivos
Identificar meios de comunicação na comunidade para repassar informações no território;
Resgatar a importância da comunicação popular como processo informativo de prática de cidadania participativa;
Ampliar redes colaborativas e a participação popular através da rádio comunitária.


Metodologia

O programa minuto mais saúde é dividido em três blocos, primeiro os assuntos ligados a atualidades e pandemia, que dialogue as necessidades da comunidade. No segundo, assuntos sobre o bem viver, aspectos sobre saúde, bem como relatos de experiências de projetos de alunos de graduação e de residências e ou projetos de pesquisa. O terceiro, dialogamos sobre arte, cultura e poesia, além de dois projetos parceiros, Prosa RHS, uma parceria com a Rede Humanizasus e o Projeto Nordestinados a Ler


Resultados
A web rádio promove inovações utilizando tecnologias de informação a audiência transcende o localismo através do uso do podcast no site Archor.
De acordo com o site, foram 1.041 ouvintes, distribuídos entre o Brasil (58%), Estados Unidos (38%) e Alemanha (3%), com o perfil de gênero feminino (57%), masculino (34%), não especificado (6%) e não binário (3%), com faixa etária variando entre 18 a 60 anos de idade. Temos parcerias com outras rádios comunitárias e instituições de ensino e pesquisa.


Análise Crítica
A web rádio promove a voz e a escuta, amplia a participação popular, gera mudanças sociais por refletir sobre os problemas reais na comunidade, sujeitos ativos desse território vivo.
A transformação dos cenários por meio de trocas de informações e saberes, compreende que a comunicação popular, vai além de um repasse de informações, gera vínculos, transforma a realidade e desencadeia intervenções comunicativas de forma estratégica, constituindo assim uma cooperação em rede colaborativa.


Conclusões e/ou Recomendações
Ao utilizar comunicação popular observamos que é uma estratégia potente, que promove as transformações sociais dentro dos territórios em um espaço democrático, oportunizando diálogos diversos gerando mudanças de atitudes e comportamentos, principalmente nos territórios aos quais a rádio é ouvida. Assim fortalece as redes colaborativas que permeiam conhecimentos plurais, entrelaçando o conhecimento popular e cientifico.