24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC12.9 - SOBREVIVER NA VERDADE CIENTÍFICA |
43444 - BIBLIOTECAS EM AMBIENTES DE SAÚDE PÚBLICA: A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE IN(FORMAÇÃO) E EDUCAÇÃO EM SAÚDE ANA MARIA NASCIMENTO HENRIQUES E SILVA - ESP-PB, THAÍS MAÍRA DE MATOS - ESP-PB
Período de Realização A experiência ocorreu desde julho de 2021 e acontece até os dias atuais na Biblioteca da ESP-PB.
Objeto da experiência Reestruturação da Biblioteca da ESP-PB, como espaço de e Educação Permanente em Saúde (EPS).
Objetivos Implementar ações que contribuam com o acesso à informação e ao conhecimento, produtos e serviços; Dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, em considerando os princípios da EPS.
Metodologia Realização de um diagnóstico organizacional, cujo objetivo foi reconhecer a realidade encontrada para poder traçar um plano de ação. Foram descritas algumas ações de intervenção, necessárias, no que dizia respeito ao espaço físico, acervo, equipe e tecnologia. Foram estabelecidas metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo, bem como os recursos necessários e restrições identificadas para execução do planejamento proposto e em atendimento ao planejamento estratégico da Instituição.
Resultados O cenário atual é de renovação, de oferta de novos espaços, produtos e serviços, de avaliação e automação do acervo, de aprendizagem, cultura, artes, inclusão e acolhimento aos seus usuários. De inserção do bibliotecário trabalhador da saúde, mediador e facilitador destes processos. Representa o esforço entre a Biblioteca e a direção acadêmica e uma significativa colaboração e comunicação entre os núcleos, colaboradores da ESP-PB.
Análise Crítica Bibliotecas são fundamentais nos espaços e processos que envolvem o ensino, pesquisa e extensão. A partir do contexto em que se dá esta iniciativa, há necessidade de planejamento bibliotecário estratégico para a unidade de informação, desde os procedimentos técnicos mais simples até as questões mais complexas e de inovação. A atuação do profissional bibliotecário deve favorecer o acesso à informação em saúde, agregar valor às atividades acadêmicas e de serviços à comunidade e a saúde coletiva.
Conclusões e/ou Recomendações Há necessidade de continuar a promover ações de melhoria nos espaços físico, acervo, tecnologia e de equipe. Iniciativas apontam para inovações futuras, a exemplo da qualificação do acervo (por meio da aquisição de novos títulos), para atender a sua especialidade e se tornar referência em saúde pública. A direção da escola reconhece a importância do Núcleo dentro da instituição de ensino e da necessidade de sua expansão e atuação.
|