24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC12.8 - INFORMAÇÃO, INTEGRAÇÃO E SAÚDE |
43772 - CONFORMAÇÃO DE DIRETRIZES DE CURADORIA PARA GARANTIR A QUALIDADE DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE PÚBLICA: PROPOSTA DE CONSCIENTIZAÇÃO UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS FAIR E FACT. LUIZ CONRADO DE FARIAS NETO - CIDACS, MAÍRA LIMA DE SOUZA - CIDACS, PRISCILLA NORMANDO - CIDACS, ERIC MAIA PEREIRA CARVALHO - CIDACS, GABRIEL MARTINS LOPES CAVALCANTE - CIDACS
Apresentação/Introdução A pesquisa de informação em Saúde pública por padrão no âmbito acadêmico não costuma envolver iniciativas de confirmação de autenticidade e bom reuso de seus dados. É importante que as diretrizes de Curadoria passem a ser apreendidas pelos agentes destas pesquisas (cientistas e comunicadores), arriscando a perda de potencial de espelhamento de realidade dos dados analisados em caso contrário.
Objetivos Visa-se condensar os mais adaptáveis princípios de Curadoria de dados, objetivando a conscientização do público acadêmico e comunicacional sobre os requisitos de qualidade de ambos os dados provenientes e alicerçantes da pesquisa científica em Saúde.
Metodologia Faz uso da pesquisa de campo e bibliográfica para colher e definir princípios frequentemente associados ao campo da Curadoria de dados. Utiliza fontes de dados internacionais afim de discernir e comparar os termos em inglês “stewardship” e “curatorship” com o consensuado conceito em português: “Curadoria”. Identifica na literatura pesquisada dois acrônimos que sintetizam os esforços cotidianos vivenciados na prática pelos autores e podem ser representativos do esforço como um todo, são eles: FAIR e FACT (as siglas traduzidas significam, respectivamente: Encontrabilidade, Acessibilidade, Interoperabilidade e Reutilizabilidade; e, Equanimidade, Acurácia, Confidencialidade e Transparência).
Resultados Identifica-se desconhecimento das diretrizes de Curadoria de dados e dos benefícios ligados à execução deste serviço. A conscientização geral, por meio dos acrônimos identificados no curso desta investigação, pode ser uma alternativa para que o público entenda que a pesquisa em Saúde precisa abranger diretrizes não só no âmbito da obtenção e uso de seus dados, mas também em seu acesso e publicização. As siglas apresentadas demonstram o tratamento que abrange todo o processo entre a produção, o uso e a disseminação destes dados em questão. Evidencia-se, assim, que deve haver estabelecimento de relação direta ente essa atenção aos fluxos (ou boas práticas) e ao próprio conceito de Curadoria.
Conclusões/Considerações A disseminação de material baseado nos acrônimos FAIR e FACT mostra-se uma medida eficiente para educar sobre a manutenção de dados em Saúde e seu potencial informativo (destacando a devida atenção aos marcos legais e éticos necessários para a efetivação deste potencial). Esta pesquisa evidencia a importância da publicização destas diretrizes para todos os usuários de informação em Saúde, seja para os que informam ou para os que são informados.
|