Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC12.8 - INFORMAÇÃO, INTEGRAÇÃO E SAÚDE

40953 - USO DO E-SUS APS PARA A GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): O CASO DO MUNICÍPIO DE PIRAÍ/RJ
BIANCA BORGES DA SILVA LEANDRO - FIOCRUZ, REINALDO DE ARAÚJO DANTAS LOPES - FIOCRUZ, ANA CRISTINA GONÇALVES VAZ DOS REIS - FIOCRUZ, FERNANDA DO NASCIMENTO MARTINS - FIOCRUZ, KETLEN PINHEIRO DOS SANTOS MARTINS - FIOCRUZ, JOSÉ MAURO DA CONCEIÇÃO PINTO - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O uso da informação em saúde contribui para a reorganização e problematização do processo de trabalho. Na APS, tal possibilidade ampliou-se com a implantação do e-SUS APS/SISAB, sistema de informação que vinculado ao uso do Prontuário Eletrônico, permite o registro integrado e a geração de informações contextualizadas às necessidades locais, fortalecendo a gestão da informação a nível municipal.

Objetivos
Compreender o uso do e-SUS APS para a gestão do processo de trabalho na APS em nível municipal e identificar possíveis avanços, desafios e limitações.

Metodologia
Estudo de caso realizado no município de Piraí/RJ, um dos nove municípios pilotos na implantação do e-SUS APS no Brasil. A pesquisa qualitativa utilizou duas perspectivas: a percepção dos profissionais das unidades básicas de saúde e a dos que estão na gestão no nível central do município. Para os primeiros, aplicou-se um formulário eletrônico e foram realizadas rodas de conversa. Com os profissionais da gestão, foram realizadas entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado. Com base na análise de conteúdo, avaliou-se o material coletado, identificando-se categorias que apontassem as potencialidades e dificuldades do uso do e-SUS APS para a gestão do processo de trabalho em saúde.

Resultados
De dezembro de 2020 a junho de 2021, 32 profissionais responderam ao formulário eletrônico, foram realizadas 3 rodas de conversa e 13 entrevistas em profundidade. A análise do material permitiu identificar dez categorias que perpassam, com possibilidades e limitações, o uso do e-SUS APS para a gestão do processo de trabalho em saúde. Identificou-se a melhoria, ao invés da manutenção ou piora do processo de trabalho, evidenciando o uso estratégico da informação para a micropolítica do trabalho. Embora as condições que expressem a não alteração do trabalho ou a piora/dificuldade tenham sido pouco indicadas, estes elementos merecem ser qualificados e problematizados pela gestão municipal.

Conclusões/Considerações
O uso do e-SUS APS para a gestão do processo de trabalho pelos níveis local e central tem sido relevante e estratégico. A informação em saúde e os sistemas de informações em saúde são meios pelos quais os profissionais e a equipe tendem a desenvolver de forma mais qualificada o seu trabalho. Ao mesmo tempo se constituem como produtos técnicos e sociais que apoiam a análise da situação de saúde, tornando-se e estruturantes e fundamentais no SUS.