24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC12.8 - INFORMAÇÃO, INTEGRAÇÃO E SAÚDE |
40087 - MONITORA FIOÉTICA: TECNOLOGIA PARA O MAPEAMENTO E GESTÃO DE PESQUISAS QUE ENVOLVEM SERES HUMANOS MARCIO SACRAMENTO DE OLIVEIRA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, JÂNIO GUSTAVO BARBOSA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, MARIA CRISTINA SOARES GUIMARÃES - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Apresentação/Introdução O Monitora FioÉtica é um protótipo de um sistema automatizado que objetiva a coleta e organização de protocolos de pesquisa submetidos aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) da Fiocruz. Tem como meta contribuir com a gestão de pesquisa institucional, traçando um panorama de parte do esforço de pesquisa em curso na Fiocruz, particularmente aquela que demanda apreciação e aprovação ética.
Objetivos Desenvolver um sistema fundado em web-crawling com vistas ao mapeamento, produção de indicadores e monitoramento das pesquisas que envolvem seres humanos na Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz.
Metodologia Foi desenvolvido sistema automatizado, em Python e bibliotecas Selenium e Pandas, usando técnicas de webcrawler, para baixar, estruturar e sintetizar dados dos protocolos de pesquisa aprovados da Plataforma Brasil, de sete Comitês de Ética em Pesquisa da Fiocruz, para o ano de 2020, como protótipo. Foram selecionadas as seções para mineração e análise nos documentos Informações Básicas e Parecer Consubstanciado a fim de compreender os padrões envolvidos, sendo possível identificar os termos mais frequentes, que alimentaram os indicadores. Para visualização foi desenvolvido o site https://monitorafioetica.icict.fiocruz.br/, com framework em Wordpress, linguagem PhP e banco de dados NoSQL.
Resultados O Monitora FioÉtica recuperou 463 protocolos de pesquisa aprovados em 2020 pelos sete dos nove CEP da Fiocruz, sendo 215 marcados como sem sigilo. Destes, 81,40% são da área de Ciências da Saúde, 25,58% Ciências Humanas e 13,49% Ciências Sociais Aplicadas; 2,79% são estudos internacionais; 1,86% são estudos multicêntrico; 8,84% informaram retenção de amostras para armazenamento em bancos; 19,07% pediram dispensa de TCLE; 62,33% dos projetos são com financiamento próprio e 33,02% pela Fiocruz; o valor de recurso financiado foi de R$ 11.960.753,98; o total de participantes de pesquisas envolvidos foi de 80.793.354, 43 instituições coparticipantes e 181 pesquisadores responsáveis.
Conclusões/Considerações O Monitora FioÉtica possibilitou mapear parte importante do esforço de pesquisa institucional, a que envolve participantes de pesquisa, se apresentando como uma inovação na perspectiva de poder acompanhar, on time, as pesquisas em curso na Fiocruz. Igualmente, pode-se colocar como um instrumento de gestão para os CEP institucionais e para o Fórum de CEP da Fiocruz, provendo uma fonte adicional para acompanhamento das pesquisas.
|