23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC12.6 - EPIDEMIOLOGIA PARA UM FUTURO SAUDÁVEL |
44334 - DESENVOLVIMENTO DO OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS DE ACESSO A MEDICAMENTOS (OPAMED): UMA PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS CHARLESTON RIBEIRO PINTO - FACULDADE DE FARMÁCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. CURSO DE FARMÁCIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA., DJAIR MAYKON DE NOVAES MIRANDA - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA., HERSON RESIS REZENDE - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA., DANIEL DE MELO SILVA - CURSO DE FARMÁCIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA., ADEMIR EVANGELISTA DO VALE - FACULDADE DE FARMÁCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.
Apresentação/Introdução A produção e disponibilização de dados em saúde são fundamentais para a melhoria dos sistemas de saúde, guiando o processo de tomada de decisão e pesquisa. Iniciativas voltadas para monitorização da evolução do financiamento da Assistência Farmacêutica no SUS são escassas em nosso meio.
Objetivos Descrever a implantação do Observatório de Políticas de Acesso a Medicamentos (OPAMED), uma cooperação interinstitucional entre a Universidade Federal da Bahia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Metodologia Foi realizado mineração dos dados de gastos com medicamento no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) utilizando uma técnica conhecida como web crawler. Os dados extraídos foram enviados diretamente para um serviço de banco de dados MySQL hospedado no provedor Hostinger®.
Em seguida, realizou-se a construção de um API-Rest utilizando as ferramentas disponíveis do Node/JavaScript.
Resultados Foram desenvolvidos painéis (dashboards) para análise de dados de gasto com medicamentos do SUS sob a perspectiva orçamentária, utilizando a linguagem de programação Python. Uma versão preliminar do painel está disponível no endereço: https://opamed-8400b.web.app/explore
Conclusões/Considerações O OPAMED fornece uma plataforma de acesso e visualização dos dados sobre o financiamento da Assistência Farmacêutica, capaz de gerar relatórios mensais sintéticos de maneira automatizada. Espera-se que os resultados do observatório possam produzir reflexões e análise crítica sobre as políticas públicas de acesso a medicamentos, contribuindo para o fortalecimento da Assistência Farmacêutica no SUS.
|