23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC12.4 - COMUNICACÃO COMO FERRAMENTA PARA A POLÍTICA DE PROMOÇÃO À SAÚDE |
40807 - ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA DÉBORA GASPARIN BORATO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE COLOMBO, JOCIELI MASCHIO SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE COLOMBO, EMANUÈLLE SANCHES BUENO VERONESI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE COLOMBO
Período de Realização Maio de 2021 (produção) a Abril 2022 (divulgação).
Objeto da experiência O objeto deste projeto é relatar a experiência de atuação do farmacêutico em ações de educação em saúde, promovendo o uso racional de medicamentos.
Objetivos Promover educação em saúde para melhoria da qualidade de vida do usuário através de conhecimento científico sobre temas que envolvem a assistência farmacêutica;
Divulgar a atuação do profissional farmacêutico no SUS, além da dispensação e alcançar valorização e ampliação de setores de atuação.
Metodologia A equipe farmacêutica de um município com cerca de 250 mil habitantes, utilizou um vídeo educativo como recurso tecnológico para elaboração de um material sobre o uso correto das canetas aplicadoras de insulina, a fim de promover maior cuidado aos pacientes insulinodependentes. A divulgação do material ocorreu via plataforma online própria, além de ser disponibilizado para as farmácias e unidades de saúde que são os principais pontos de acompanhamento aos usuários com diabetes descompensado.
Resultados O tema surgiu do alto índice de diabéticos no SUS e o impacto que a doença causa na vida do paciente. Para o conteúdo foram utilizados protocolos M.S. e orientações do fabricante. O roteiro foi validado pelos profissionais envolvidos e o vídeo foi produzido. Após divulgação, o material foi bem recebido pelos profissionais de saúde atingindo também cidades vizinhas, sendo utilizado como material de apoio para outras ações com pacientes insulinodependentes, formando um ciclo de educação em saúde.
Análise Crítica A educação em saúde está entre as ações mais efetivas na promoção da saúde. O cuidado com a saúde é uma responsabilidade conjunta entre usuários, profissionais da saúde e gestores. Em geral são poucas as ações neste sentido. Neste contexto está a profissão farmacêutica que possui conhecimento científico para realizar ações de cuidado. Uma ação educativa em forma de vídeo contempla outros aspectos além da dispensação de medicamentos e demonstra a importância do farmacêutico no cuidado ao paciente.
Conclusões e/ou Recomendações Com a experiência foi possível constatar a importância de ações técnico-pedagógicas na assistência farmacêutica. A disseminação de informações científicas são instrumentos de empoderamento para os próprios usuários para serem agentes ativos na modificação dos pontos relevantes à sua saúde, além de servir como apoio à equipe multiprofissional envolvida no cuidado. Estas ações quando multiplicadas contribuem cada vez mais para a democracia da saúde.
|