23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC12.4 - COMUNICACÃO COMO FERRAMENTA PARA A POLÍTICA DE PROMOÇÃO À SAÚDE |
39101 - A IMPORTÂNCIA DOS SÍMBOLOS NAS EMBALAGEM DE DISPOSITIVOS MÉDICOS: SEGURANÇA E QUALIDADE A SEREM TRADUZIDOS NA ASSISTÊNCIA LILIAN DE FIGUEIREDO VENÂNCIO - FIOCRUZ- INCQS, ANNA MARIA BARRETO SILVA FUST - FIOCRUZ- INCQS, RENATA DE FREITAS DALAVIA VALE - FIOCRUZ- INCQS, MARIA DENISE NEVES BORGES - FIOCRUZ- INCQS, MATEUS HENRIQUE MENDONÇA NEVES - FIOCRUZ- INCQS, GLEYCE CAROLINA SANTOS CRUZ - FIOCRUZ- INCQS, MICHELE FEITOZA SILVA - FIOCRUZ- INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES
Apresentação/Introdução O INCQS considera a análise de rotulagem uma ferramenta para o controle da qualidade, importante para o monitoramento e as investigações em vigilância sanitária. As análises são realizadas através de formulários padronizados e sob regras de procedimentos operacionais que possibilitam conhecer a rastreabilidade, validade, responsabilidades jurídica e técnica e cuidados específicos de conservação.
Objetivos O objetivo foi desenvolver um catálogo contendo símbolos e seus significados com enfoque em vigilância sanitária e segurança do paciente para informar de forma clara e precisa o que é necessário ao uso ou à rastreabilidade.
Metodologia Realizou-se inspeção visual em 63 dispositivos médicos disponíveis e os símbolos que apareciam com maior frequência foram confirmados quanto aos significados em diferentes fontes oficiais nacionais e internacionais (legislações e normas técnicas) e classificados quanto a importância de seus significados. A partir da busca uma tabela foi elaborada incluindo símbolos considerados imprescindíveis à diminuição de riscos em vigilância sanitária.
Resultados Elencaram-se 30 símbolos considerados os mais importantes e que estavam presente em 36 rótulos (frequência). Entre eles, destacam-se: uso único, data de fabricação e validade, identificação do fabricante, cuidados no manuseio e na conservação, método de esterilização e presença/ausência de substâncias como látex. Esse trabalho surgiu a partir de análises e rotinas do laboratório onde constatou-se que algumas simbologias utilizadas eram desconhecidas dos usuários. A ausência de informações que incluem os símbolos de rastreabilidade e segurança podem acarretar a utilização equivocada do produto e ainda, trazer danos à saúde da população.
Conclusões/Considerações Portanto, a disponibilização de um painel de símbolos nos serviços de saúde pode evitar danos aos pacientes, além de informar aos profissionais de saúde sobre regras de armazenagem e especificidade de alguns produtos. A perspectiva é tornar este painel um modelo de referência para divulgação acerca da simbologia nos produtos sob vigilância sanitária no Brasil.
|